A data das provas do concurso está chegando e você está otimista em relação à sua aprovação? Para que o seu sonho de começar a carreira pública seja realizado, vamos te dar dicas de ouro sobre redação para concursos, já que você precisa se sair bem nela. Saiba como fazer um texto nota 10 e digno de elogios por parte da banca examinadora.
Mantenha-se sempre atualizado
Quando o assunto é redação para concursos, o candidato precisa se manter sempre antenado nos principais assuntos discutidos na mídia. Dessa forma, fique ligado nas novidades do momento, assista telejornais, faça pesquisas em sites de notícias confiáveis, leia jornais e revistas.
Existem diversos assuntos que podem ser temas na redação para concursos, sendo os mais comuns, conhecimentos gerais e atualidades. Por isso, mesmo que um ou outro assunto não seja do seu interesse, procure ficar por dentro dele, em especial, se estiver sendo amplamente discutido nos meios de comunicação.
Treine, treine, treine
Não existe uma melhor forma de fazer uma redação para concursos do que praticando, certo? Por isso, escolha um tema que esteja mais em evidência e escreva sobre ele. Treine bastante a sua escrita e observe como as ideias sobre o assunto escolhido fluem em sua mente. Uma ou duas redações por semana é suficiente.
Quanto mais você treinar, mais craque vai ficar na hora de escrever. Certifique-se de que as suas ideias fazem sentido para quem está lendo e tenha o máximo de cuidado par não fugir do tema proposto. Se for o caso, peça alguém para ler a sua redação e pergunte se a pessoa entendeu tudo. Isso ajuda bastante a melhorar a sua escrita.
Não se esqueça de marcar o seu tempo
Uma redação para concursos não pode levar uma tarde inteira para ser feita. Por isso, o concurseiro não deve se esquecer de cronometrar o seu tempo, que deve ser de 1 hora, em média. Ou seja, você precisa fazer uma redação de 30 linhas em 60 minutos. Por isso, é fundamental que você consiga fazer um texto que seja persuasivo dentro desse tempo.
Se durante os seus treinos você cronometrar o seu tempo, é possível elaborar uma redação da forma mais adequada e se organizar da melhor maneira, sem se enrolar com as outras questões da prova. Dessa forma, você estará bem mais preparado para o grande dia e não vai ficar com os nervos à flor da pele, por causa do tempo escasso.
Redação para concursos: use linguagem formal
Pode até parecer meio banal essa dica, mas tem muito concurseiro por aí que usa gírias, abreviações sem sentido e expressões populares em redação para concursos. Não estamos dizendo que você deve escrever como Machado de Assis e usar uma linguagem extremamente rebuscada ou refinada. A questão é usar um vocabulário simples.
O uso de sinônimos também não deve ser esquecido, já que evita a presença de palavras repetidas em excesso no texto. Vícios de linguagem e expressões clichês devem ser evitadas a todo custo, pois não bem-vistas, já que demonstram falta de conhecimento da sua parte.