Você está estudando com todo empenho para encarar as provas de um concurso público e procura uma técnica de memorização eficiente? Os diagramas podem ser úteis. Essa metodologia vai auxiliar o candidato a assimilar os assuntos com mais facilidade e rapidez.
Essa matéria vai te mostrar o que são os diagramas e os principais tipos para quem está estudando para concurso. Se você procura uma forma de memorizar os conteúdos das provas, com a máxima eficiência, acabou de encontrar. Confira.
O que são os diagramas?
Trata-se de uma representação gráfica massivamente usada para mostrar um resumo sobre um determinado assunto ou um esquema simplificado sobre algum conceito, por exemplo.
Geralmente, os diagramas são compostos por palavras-chave ou conceitos que são ligados por setas que definem o raciocínio que deverá ser seguido, para um melhor entendimento do tema estudado. Muitos concurseiros usam essa metodologia para assimilar os assuntos por meio de representações gráficas ou esquemas.
Principais tipos de diagramas para memorização
Diagrama de Venn
Conhecido por Diagrama de Conjuntos ou Diagrama Lógico, esse método é bastante usado na Matemática e na Estatística. Todas as informações são agrupadas em conjuntos numéricos que usam figuras geométricas, em especial, círculos. O concurseiro consegue visualizar, interpretar e memorizar os dados com muito mais facilidade durante os estudos.
Diagrama de Linus Pauling
Esse é um dos diagramas bastante usado na área da Química e ajuda o concurseiro a compreender as características e propriedades dos átomos, elétrons e íons, a partir das suas cargas de energia. Você vai conseguir memorizar facilmente esse assunto, caso esteja estudando para as provas do Enem ou do certame.
Diagrama de Dispersão
Essa metodologia é usada para demonstrar os valores pertinentes a um conjunto de dados e tem o objetivo de confirmar a relação existente entre eles. O concurseiro pode inserir as informações no gráfico para ter uma visão mais abrangente dos valores presentes. Esse é um dos diagramas usados para fazer uma avaliação das relações de causa e efeito entre os elementos presentes. Pode ser usado para memorizar diversos assuntos.