Nós temos cinco sentidos básicos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Um depende do outro para termos uma percepção panorâmica do “todo”. Mas você sabia que a ciência estuda mais sentidos do ser humano que são tão importantes quanto os que já conhecemos?
Sim, nós não nos resumimos aos cinco que são amplamente ensinados em salas de aula. Existe, por exemplo, aquele que trata sobre a forma com que o cérebro entende onde o nosso corpo está no espaço. Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito do assunto.
Pautas de conhecimentos gerais são extremamente relevantes para os concurseiros. Afinal, muitas delas podem cair em provas de certames públicos. Sem contar que é possível usar os aprendizados obtidos como coletâneas externas em redações, dependendo do tema exigido.
O intuito de nosso site é de justamente fornecer informação de qualidade para que a preparação durante os estudos seja mais assertiva. Para isso, também contamos com uma seção exclusiva de simulados gratuitos a partir de milhares de questões que caíram em provas passadas.
Sentidos humanos que existem e são pouco conhecidos
Muitos sentidos humanos ainda estão passando por diversas pesquisas científicas. O da percepção pelo espaço, inclusive, já foi tema de estudo realizado por pesquisadores do National Institutes of Health (NIH). Veja alguns deles para sanar a sua curiosidade sobre o assunto:
- Sensores neurais: é um dos sentidos que as pessoas geralmente não percebem. Em linhas gerais, diz respeito à forma como os sensores neurais detectam o movimento para controle do equilíbrio e da inclinação da cabeça;
- Alongamentos: nosso corpo também possui receptores cinestésicos que são responsáveis por detectar alongamentos em músculos e tendões. Sabia disso? Eles ajudam no movimento e trazem a articulação necessária para o desempenho corporal. Isso coopera para que nós, seres humanos, consigamos controlar os membros do corpo com mais eficácia e sem maiores problemas;
- Corrente sanguínea: além do mais, também existe um sentido que está diretamente relacionado à corrente sanguínea. Determinados receptores conseguem, por exemplo, níveis de oxigênio em certas artérias de nosso corpo;
- Sinestesia: na verdade, este tipo de sentido corresponde à percepção distorcida que as pessoas geralmente possuem a partir dos demais sentidos básicos. Alguns indivíduos, por exemplo, podem perceber sons como cores e, em contrapartida, também podem relacionar determinados imagens com odores específicos. O nosso corpo humano é uma verdadeira caixinha de mistérios, mas a ciência vem aos poucos desvendendo a maneira com que ele funciona e quais são os pontos que ainda não conhecemos amplatamente.