A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) traz mudanças que foram implementadas desde junho do ano passado. Agora a CNH conta com 13 novas categorias, localizadas na parte inferior do documento e com significados diferentes, como é o caso do significa da categoria D1 na nova CNH.
Embora as categorias não tenham mudado no Brasil, o novo modelo segue um padrão internacional, muito usado para facilitar a fiscalização por parte de agentes de trânsito de outros países do mundo.
Assim, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), essas categorias foram criadas em acordo com o número de cilindradas, nas motos; e levando em conta se o câmbio do veículo é manual ou automático.
As categorias da CNH
As categorias da CNH brasileira são cinco, identificadas pelas letras A, B, C, D e E. Nesse sentido, a categoria aparece na parte da frente do documento, dentro do campo “Cat.Hab.”, no lado direito.
Sendo assim, de acordo com o estabelecido no artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro, as categorias na CNH são as seguintes:
- Categoria A – para o condutor de veículo motorizado de duas ou de três rodas, com ou sem carro lateral;
- Categoria B – para condutor de veículo motorizado não abrangido pela categoria A. Entretanto, seu peso bruto total não pode ser maior que três mil e quinhentos quilogramas, com lotação que não exceda oito lugares, sem contar com o do motorista;
- Categoria C – categoria para condutor de veículo abrangido pela categoria B, com veículo motorizado utilizado para transporte de carga, com peso total bruto superior a 3.500 kg;
- Categoria D – condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C e veículo motorizado, usado para transporte de passageiros com lotação maior que oito lugares, excluído o do motorista;
- Categoria E – categoria para condutor de combinação de veículos em que a unidade se enquadre nas categorias B,C ou D, com unidade acoplada de reboque, semirreboque, trailer ou articulada com peso total de 6.000 kg ou mais e com lotação maior que oito lugares.
Qual o significado da categoria D1 na nova CNH
As categorias na nova CNH estão localizadas na parte inferior do documento, em uma tabela com vários códigos, como A1, C1, D1 e outras. Em um total de 13 categorias, cada uma delas tem o seu significado.
Nesse sentido, o significado da categoria D1 na nova CNH é de veículos de passageiros com lotação máxima de 17 ocupantes (incluindo o condutor). O veículo também deve ter comprimento máximo de 8m e reboque que não ultrapasse 750kg.
Vale dizer que as categorias de condutores não mudaram no país. Sendo assim, a tabela com os novos códigos e categorias segue um padrão internacional, usado de forma única e exclusiva a auxiliar a fiscalização por agentes de trânsito de outros países.
Confira as categorias da nova CNH (excluindo as categorias A, B, C, D e E):
- ACC – permissão para conduzir veículos de duas rodas até 50 cilindradas;
- A1 – permissão para conduzir veículos de duas rodas com até 125 cilindradas;
- B1 – permissão para conduzir triciclos e quadriciclos (minicarros);
- C1 – conduzir automóveis pesados, usados para transporte de cargas de até 7500 kg, autorizado reboque, desde que não ultrapasse 750kg;
- D1 – para veículos de passageiros, com lotação máxima de 17 passageiros (incluindo condutor) e com comprimento máximo de 8 metros e reboque que não ultrapasse 750kg;
- BE, CE, C1E, D1E – categorias que envolvem veículos pesados, com ou sem reboque (ou semirreboque) e limite máximo de peso. Pode ter também requisitos de idade e tempo de habilitação.