Descubra qual é o horário ideal para dormir, segundo Harvard

Um estudo realizado na Universidade de Harvard nos Estados Unidos definiu qual é o horário ideal para dormir a fim de ter um descanso apropriado e máxima recuperação das funções orgânicas em relação às atividades do dia anterior.

Dormir é uma atividade fundamental para a saúde do organismo, pois é nesse momento que o cérebro realiza o processamento das informações adquiridas ao longo do dia, estimula a recuperação muscular e direciona recursos para outras áreas do corpo. De acordo com um estudo recente da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, existe um horário ideal para dormir.

continua depois da publicidade

Além de auxiliar nessas atividades orgânicas, esse horário ideal garante um sono de qualidade e reduz a probabilidade do indivíduo desenvolver doenças cardíacas em relação a quem dorme mais cedo ou mais tarde. Saiba mais informações a seguir e descubra qual é o melhor horário para descansar todas as noites.

O que Harvard descobriu sobre o horário ideal para dormir?

Segundo o estudo publicado na revista científica European Heart Journal-Digital Health feito pela Universidade de Harvard, o melhor horário para ir dormir é entre as 22 e 23 horas. O estudo envolveu mais de 88 mil participantes com idades entre 45 e 79 anos que tiveram o sono monitorado pelo período de uma semana.

Leia também

Para esse acompanhamento, foram utilizados dispositivos em seu pulso para acompanhar a qualidade do sono e o tempo de permanência em cada uma das etapas. Posteriormente, os candidatos também responderam a perguntas relacionadas aos hábitos e estilo de vida que possuem, para além dos cuidados com o sono.

continua depois da publicidade

Nesse processo, os pesquisadores acompanharam os possíveis problemas cardiovasculares e a probabilidade de ataques cardíacos desses voluntários por um período de 5 anos e meio. Os resultados apontaram que aqueles que dormiam entre 22 e 23 horas tinham menos chances de desenvolver problemas na saúde cardiovascular.

Em contraposição, aqueles que dormiam à meia-noite ou mais tarde poderiam ter 25% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os autores ainda mostraram que dormir em horários não comuns pode alterar o ritmo circadiano e desequilibrar diversas funções do organismo, como a digestão e a respiração.

Leia também

Concursos em sua
cidade