É possível saber muito sobre a personalidade de uma pessoa apenas sabendo quais são suas cores favoritas. Segundo a psicologia das cores, o humor ou o modo de ser de um indivíduo se reflete nas cores que ela gosta, podendo até influenciar sua percepção e comportamento.
Um exemplo disso é que tonalidades quentes estão relacionadas à alegria e energia, enquanto tons mais frios evocam a apatia ou tristeza. Da mesma forma, as cores têm significados psicológicos diferentes e podem suscitar emoções e respostas distintas em cada um, dependendo da sua cultura, nacionalidade ou crenças.
O que sua cor favorita diz sobre a sua personalidade?
Preto
A sofisticação é sua primeira característica, apesar de ser um tom escuro reflete autoestima e poder pessoal. As pessoas que escolhem o preto como cor preferida são sérias e independentes, costumam esconder seus sentimentos porque não querem ser vistas como vulneráveis. Elas são rebeldes e não gostam de ser controladas.
Branco
Se esta é a sua cor preferida, os principais traços da sua personalidade são pureza, inocência e bom senso. As pessoas que escolhem esse tom costumam ser muito organizadas e sinceras. Além disso, quem prefere este tom presta muita atenção à limpeza e é organizado.
Cinza
Tranquilidade, conformidade e pouca determinação são sinônimos dessa cor. As pessoas que escolhem esse tom evitam conflitos a todo custo. Portanto, ela é perfeita para aqueles que querem passar despercebidos ou que não querem chamar a atenção.
Obviamente, esta não é uma tonalidade forte, mas também não é suave; é neutra. Assim, acaba refletindo maturidade, serenidade, calma e paciência.
Azul
Segundo diversos estudos, esta cor é uma das mais aceitas em todo o mundo. É um reflexo de simpatia, harmonia e fidelidade. É o tom que define as pessoas que estão sempre em busca da paz interior e do verdadeiro significado da vida.
Vermelho
Você curte essa cor? Então, certamente você vai do amor ao ódio em segundos. Sua personalidade não conhece os pontos intermediários, você é uma pessoa completamente apaixonada que se deixa levar pelos seus impulsos. Você tem muita confiança e determinação, e sabe exatamente o que quer.
Rosa
Se você se identifica com a cor rosa, provavelmente é porque sua personalidade é muito calma e tranquila. Aliás, o mito de que ela é exclusiva das mulheres, hoje, foi completamente desmascarado. Os homens também podem se identificar com essa cor, que também está associada à gentileza e ao amor-próprio.
O rosa também costuma ser usado por aquelas pessoas românticas, sonhadoras ou que buscam expressar suas emoções a todo momento e se conectar consigo.
Roxo
Sem dúvida, uma cor muito poderosa. Esse tom passou a fazer parte de diversos movimentos sociais, pois representa emoções. As pessoas que o escolhem como preferido são perfeccionistas e muito seguras de si.
Marrom
Ele é o patinho feio da família das cores. Isso porque quase ninguém gosta do marrom, porém, as pessoas que a escolhem são muito amigas, simples e não se importam com coisas materiais.
Verde
O verde está relacionado com a natureza e com a vida. Conhece alguém que está sempre “pra cima”? Podemos afirmar quase com total certeza que o verde é a sua cor preferida. As pessoas que se identificam com esse tom são francas, leais e estão sempre em busca de cuidar de sua saúde mental.
Além disso, personalidades que gostam dessa tonalidade tendem a ser muito sociáveis, amigáveis e generosas. Esta cor ainda está ligada ao dinheiro, à abundância, à paz e à tranquilidade.
Laranja
É a favorita dos extrovertidos. O laranja fala muito sobre autoconfiança e orgulho. Embora também esteja ligado a personalidades criativas, divertidas, calculistas e ambiciosas.
Se você é daqueles que gosta muito desse tom, provavelmente tem uma enorme ambição de querer realizar seus sonhos e seus objetivos.
Amarelo
Por fim, amarelo é uma cor que denota felicidade, alegria e regozijo. Também está intimamente ligado à luz, ao sol, ao poder e ao brilho do sucesso. Está associado a personalidades inclusivas, ou seja, aquelas que buscam a união, a paz, o respeito e a positividade.