Diante da necessidade de se medir o tempo, os primeiros calendários do mundo foram criados pelos egípcios, há cerca de 5.000 anos. Eles baseavam-se no ciclo lunar que é de cerca de 29,5 dias.
continua depois da publicidade
Com o tempo, várias culturas criaram sua própria maneira de contar a passagem do tempo, o que culminou em diferentes sistemas de agrupamento de dias, semanas e meses, conforme você verá abaixo.
11 calendários do mundo diferentes do nosso
- Calendário chinês: baseado em ciclos lunares e solares, o calendário chinês é famoso por suas celebrações de Ano Novo, que ocorre entre janeiro e fevereiro.
- Calendário egípcio: o calendário egípcio antigo era baseado nas cheias anuais do rio Nilo. Consistia em 12 meses de 30 dias e mais 5 feriados para coincidir com o ano solar.
- Calendário etíope: também conhecido como calendário Ge’ez, é usado na Etiópia e Eritreia. Possui 13 meses, com 12 deles contendo 30 dias cada, e um mês extra com 5 ou 6 dias, dependendo se o ano é bissexto ou não.
- Calendário islâmico: o calendário islâmico é lunar e tem 12 meses de 29 ou 30 dias, totalizando cerca de 354 ou 355 dias. Os meses variam em relação às estações, já que não segue o ano solar.
- Calendário judaico: também conhecido como calendário hebraico, é um calendário lunissolar, com meses lunares ajustados para se aproximarem dos anos solares. Ele é usado para marcar feriados e eventos religiosos judaicos.
- Calendário juche: utilizado na Coreia do Norte, é baseado no nascimento de Kim Il-sung. Os anos são numerados a partir do nascimento dele (1912) e têm um sistema único de meses.
- Calendário juliano: criado por Júlio César, é um antecessor do calendário gregoriano. Ele tinha 12 meses de 30 ou 31 dias, com um dia extra a cada quatro anos no mês de fevereiro.
- Calendário maia: usado pela civilização maia, é conhecido por sua complexidade. É um calendário lunissolar, com um ciclo de 260 dias chamado Tzolk’in e um ciclo solar de 365 dias chamado Haab.
- Calendário tailandês: foi adotado na Tailândia em 1888 e é muito semelhante ao gregoriano, embora seja baseado em princípios budistas.
- Calendário inca: foi uma criação essencial para esta civilização, que dependia fortemente da agricultura para sobreviver. Eles tinham um ano de 360 dias divididos em 12 meses de 30 dias, aos quais eram adicionados 5 dias extras quando o ano terminava. Cada mês correspondia a um fenômeno específico da natureza.
- Calendário tibetano: é do tipo solar e lunar e seus anos sempre têm o nome de um animal e o de um elemento. Além disso, está 127 anos à frente do gregoriano, já que seu ano 0 foi quando o primeiro rei do Tibete foi coroado, o que aconteceu no ano 127.