Debaixo ou de baixo: qual a forma certa de escrever?

Apesar de parecerem similares, as formas debaixo e de baixo não poderiam ser mais diferentes. Descubra a forma certa de escrever cada uma.

Ao utilizar certas palavras da Língua Portuguesa, a forma correta de escrevê-las, falá-las ou aplicá-las em uma frase pode gerar grandes dúvidas na cabeça de muitos. Afinal, por ser tão vasto, o português pode pregar peças, e existem muitos termos que são parecidos o suficiente para criar confusões. Esse é o caso de debaixo ou de baixo: os dois formatos, apesar de tão similares, não poderiam ser mais diferentes.

Tanto debaixo quanto de baixo existem, portanto, as duas formas estão corretas. Contudo, elas devem ser empregadas em diferentes situações, e isso faz com que seja essencial saber o real significado de cada uma delas, evitando desvios linguísticos na escrita. Para isso, aprenda hoje qual a forma certa de escrever cada termo em determinada ocasião, e não cometa mais o erro.

O que é “debaixo”?

Ao buscar entender o significado da palavra debaixo, o leitor pode se deparar com algumas acepções. O termo pode significar na parte inferior, em situação inferior, sob, por detrás, por dentro. Debaixo é um advérbio, e faz referência a um lugar situado abaixo de algo ou alguém.

Por tal motivo, é importante que ela só seja empregada sob essas condições. Em certas situações, debaixo ainda é equivalente à preposição sob. Confira alguns exemplos:

  • Ele deixou o telefone sob o travesseiro antes de dormir.
  • Ele deixou o telefone debaixo do travesseiro antes de dormir.
  • Esconderam-se dos raios sob a varanda.
  • Esconderam-se dos raios debaixo da varanda.

Nesses dois casos, o termo indica a localização de algo que se encontra em uma posição inferior à outra, e algo ou alguém que está protegido por, ao abrigo de algo, respectivamente.

Junto disso, “debaixo” e “embaixo” também são considerados sinônimos, ou seja, os vocábulos têm o mesmo significado. Tanto um quanto o outro indicam uma posição inferior em relação a algo ou alguém:

  • Vi um rato debaixo do sofá.
  • Vi um rato embaixo do sofá.
  • O controle estava debaixo do pé de Luciano.
  • O controle estava embaixo do pé de Luciano.

O que é “de baixo”?

Já o termo de baixo é menos usual do que debaixo. Ele só deve ser empregado ao buscar fazer uma oposição a “cima”, ou seja, pode ser uma locução adjetiva ao qualificar um substantivo. Veja alguns exemplos:

  • Ele veio de baixo e chegou em cima com seus esforços.
  • Mexeu os olhos de baixo para cima.
  • Ele deixou os livros na parte de baixo da estante.
  • A vizinha de baixo é muito encrenqueira.
  • O CD de baixo na estante é muito melhor do que o de cima.

De forma que seja possível eliminar dúvidas quanto ao uso de debaixo e de baixo, basta tentar substituir a expressão “de baixo” por “sob”. Ao tentar, mesmo que mentalmente, é possível perceber que a substituição não fará o menor sentido. Assim, sempre que ficar reticente ao decidir qual dos dois termos empregar, é preciso fazer o exercício. Caso a preposição “sob” não encaixe na frase, é provável que seja preciso utilizar “de baixo”.

Assim como debaixo e embaixo possuem suas características, de baixo e em baixo também devem ser levados em conta. Como de baixo é formado pela preposição “de” e o advérbio de lugar “baixo”, seu uso depende do verbo da oração. Por exemplo, com o verbo “sair”, é necessário aplicar a preposição “de”:

  • Ele saiu de baixo do carro.

Já a expressão em baixo está associada ao modo que algo acontece. Nesse caso, “baixo” não é um advérbio, mas sim um adjetivo, por concordar com o termo seguinte:

  • Fale em baixo tom de voz em respeito pelo ambiente.
  • Ela encontrou tudo em baixo preço.
  • A água está em baixa temperatura.

Leia também

você pode gostar também

9 dicas de como cuidar de suculentas e mantê-las sempre lindas

As suculentas são cultivadas por sua beleza e facilidade de cuidado, tornando-se populares em jardins, interiores e projetos de paisagismo.

7 coisas que você não deve fazer enquanto o celular estiver carregando

Usar o celular enquanto ele está carregando pode reduzir a vida útil da bateria do aparelho, além de ser perigoso em certas circunstâncias.

Ouvir música faz bem para a saúde? Saiba o que a ciência tem a dizer

Não há nada como ouvir sua música favorita para aliviar a carga de um dia ruim. Mas, você sabia que a música tem mais benefícios para a saúde do que o simples relaxamento? Leia e entenda.

10 expressões e erros de português que acabam com a sua credibilidade

As 10 expressões e erros de português que acabam com a credibilidade de uma pessoa se referem a uma demonstração de desconhecimento em relação à modalidade formal e coloquial do idioma.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Veja 5 formas incríveis de usar a casca da laranja no dia a dia

Você sabia que a casca da laranja possui diversas utilidades? Leia e descubra algumas formas de utilizá-la em sua residência.