Cuidado: saiba o que não colocar NUNCA no micro-ondas

Existem certos materiais e alimentos que não devem nunca ser colocados no micro-ondas. Confira quais são e evite problemas na sua cozinha.

O micro-ondas é um exímio facilitador de tarefas no dia-a-dia na cozinha. Por meio do eletrodoméstico, é possível aquecer os alimentos com rapidez, sem que seja necessário precisar utilizar o forno, por exemplo, para esquentar uma refeição simples. Existem várias receitas e pratos que podem ser preparados no equipamento, mas o que não pode ser colocado em um deles?

continua depois da publicidade

Certos alimentos, ao serem inseridos de forma incorreta no micro-ondas, podem explodir, causar machucados e até mesmo um curto-circuito no ambiente. Certos materiais térmicos, metais, plástico e sacos também devem ser de maior atenção, visto que podem pegar fogo ou explodir.

Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo o que não colocar nunca no micro-ondas, evitando acidentes, prejuízos e muita dor de cabeça.

O que não colocar nunca no micro-ondas

Leia também

1. Certos tipos de plástico

Determinados tipos de plástico, ao serem aquecidos, podem liberar substâncias tóxicas, como a dioxina, a BPA e os ftalatos. Os ftalatos são conhecidos por serem disruptores endócrinos, substâncias responsáveis por imitar os hormônios humanos. De acordo com alguns estudos, esses elementos podem acarretar em prejuízos ao sistema imunológico e reprodutivo, e até mesmo aumentar o risco a certos tipos de câncer.

continua depois da publicidade

Contudo, existem outros recipientes do mesmo materiam que não possuem essas substâncias, e podem ser inseridos no micro-ondas tranquilamente. O policarbonato, por exemplo, é temido por muitas pessoas, mas de acordo com a Anvisa, não há risco de migração das substâncias nocivas para o organismo.

2. Papel-filme

O papel-filme, plástico filme ou PVC também possui vários tipos, e alguns deles não são recomendados para aquecer alimentos no micro-ondas. De qualquer forma, por serem muito finos, costumam derreter em exposição ao calor, e para evitar problemas, o recomendado é não utilizá-lo no eletrodoméstico.

continua depois da publicidade

3. Isopor

A matéria-prima do isopor é o poliestireno, e esse produto, quando aquecido no micro-ondas, libera uma substância chamada estireno, que pode se transformar em hipóxido. Por sua vez, esse elemento é potencialmente carcinogênico e obesogênico, o que significa que contribui com aumento dos riscos de câncer e a obesidade de adultos e crianças.

4. Alumínio

Ao contrário do plástico, o alumínio não libera substâncias cancerígenas quando levado ao equipamento, mas isso não significa que não seja perigoso de outra maneira. Por conta do micro-ondas funcionar por meio de ondas eletromagnéticas, ao entrar em contato com o alumínio, um excelente condutor de eletricidade, isso pode gerar correntes elétricas, e consequentemente, o superaquecimento do metal.

Isso vale para outros tipos de metal. Há também a questão das embalagens de marmita de alumínio, utilizadas em restaurantes. Segundo alguns fabricantes, o material pode sim ir ao micro-ondas, desde que as orientações sejam seguidas à risca. Na dúvida, porém, é melhor evitar levar essas peças ao eletrodoméstico, evitando prejuízos e acidentes.

continua depois da publicidade

5. Cristais e vidros não refratários

Os utensílios de cozinha feitos de vidro raramente são não refratários. Mesmo assim, é importante se certificar de que, quando inserido no micro-ondas, o vidro tenha essa característica. Potes antigos e vidros de conserva, por exemplo, não devem ser aquecidos no aparelho, já que tendem a estilhaçar por conta da exposição às altas temperaturas.

Já quanto aos cristais, que são decididamente mais frágeis, não são muito úteis para esquentar um alimento, e da mesma forma, podem causar problemas ao serem colocados dentro do eletrodoméstico.

6. Certos tipos de alimento

Além dos materiais, alguns alimentos também não devem jamais ser esquentados no micro-ondas. Esse é o caso do ovo: nesse caso, ele costuma explodir ao ser feito com a casca. E mesmo sem ela, o perigo não é totalmente neutralizado.

Batatas e tomates com casca, por exemplo, também podem causar acidentes na cozinha, visto que a casca detém o calor dentro do alimento, e pode fazer com que ele exploda ou pegue fogo. Seja como for, evite inserir alimentos com casca no micro-ondas, e se for necessário, faça furos em toda a sua superfície.

Molhos no geral devem ficar longe do aparelho, desde que sem tampa. Ao serem aquecidos destampados, podem explodir dentro do micro-ondas, fazendo muita sujeira e superaquecendo. Isso também acontece com a água: por entrar em ponto de ebulição rapidamente, o efeito é, por vezes, a explosão. Mas isso pode ser evitado inserindo junto do recipiente uma colher de madeira, ou um palito.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade