Conheça a maneira mais rápida de amolecer manteiga gelada

Para aqueles que não gostam de esperar, conheça a maneira mais rápida de amolecer manteiga gelada para otimizar seu tempo.

A manteiga é um dos alimentos mais populares em qualquer cozinha. Por ser feita a partir do leite, é perecível e, portanto, precisa ficar dentro da geladeira. Com isso, é comum que ela fique muito dura, algo que dificulta em seu uso.

Apesar de existirem várias formas de esquentá-la, existe uma maneira mais rápida de amolecer manteiga gelada. Algumas pessoas costumam aquecer o pão com lascas de manteiga. Apesar de ser prático, esta pode não ser a melhor opção, visto que o pão pode ficar muito quente.

Outras já deixam a manteiga fora da geladeira o tempo inteiro; este método não é adequado, já que o alimento derretido pode permitir a proliferação de bactérias.

Mas afinal, o que fazer neste tipo de situação? Este dilema pode ser facilmente resolvido com algumas maneiras mais rápidas de amolecer manteiga gelada, que você pode conferir abaixo.

Qual é a maneira mais rápida de amolecer manteiga gelada?

1. Amolecê-la em um copo aquecido

Este método é perfeito para utilizar em pedaços de manteiga pequenos. Não tem muito mistério: apenas aqueça um copo com água no micro-ondas e jogue esta água fora, ou reaproveite em outra tarefa. Um minuto depois, vire o copo vazio em cima dos pedaços de manteiga, de preferência em um prato.

Com isso, o alimento ficará preso ali, e o copo quente fará com que seu calor amoleça a manteiga mais rápido, sem que ela derreta de vez. Feito isso, espere alguns minutos e ela já estará em temperatura ambiente, pronta para uso.

2. Ralar a manteiga

Você já viu alguém ralando a manteiga? Mesmo que isso possa parecer inusitado, este método funciona perfeitamente. Só é preciso pegar um ralador comum e ralar a manteiga endurecida no encaixe de tiras grossas de alimento.

Alguns minutos depois, será possível perceber que os pedaços estarão bem mais macios. A dica é ideal para quem irá usar o ingrediente em alguma receita, fazendo com que sua dosagem seja excelente para o que quer que seja preciso.

3. Utilizar um rolo de massa

O rolo de massa também pode vir a favor de muitos quando se trata de amolecer a manteiga. Para utilizá-lo, é preciso separar o pedaço do alimento que será amolecido, cobrindo-o com plástico filme. Feito isso, bata o rolo de massa na quantia com força, esmagando-o.

Quando ele já estiver mais baixo, passe o rolo na manteiga, para que ela fique bem esticada. Por fim, só é preciso tirar o plástico filme e usar a manteiga como quiser, já que ela estará em temperatura ambiente.

4. Deixar a manteiga de molho

O banho-maria é uma técnica muito popular na cozinha para amolecer alimentos da forma correta. Com a manteiga, este método alterado também funciona muito bem. É preciso cortar alguns pedaços da manteiga dura e colocá-los em um recipiente com água.

A água não precisa estar quente; em temperatura ambiente, ela terá o mesmo efeito. Aliás, se estiver aquecida, existe a probabilidade da manteiga derreter de fato. Apenas coloque o alimento no líquido normalmente e espere até que atinja a temperatura correta.

Evite aquecer a manteiga no micro-ondas

Mesmo que o método de aquecer a manteiga no micro-ondas seja o mais rápido e mais prático, ele não é a melhor opção. Não apenas pelo fato do alimento derreter rápido demais e virar uma bagunça no eletrodoméstico, mas também por fazer com que ele perca propriedades essenciais.

Este processo não ocorre com as outras dicas, visto que a temperatura não será alta o suficiente para que a química do ingrediente mude.

Seja como for, para quem não gosta de correr riscos, existe sempre a opção de esperar a manteiga descongelar em temperatura ambiente. O processo pode ser demorado, mas funciona perfeitamente.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.