Conheça 5 plantas que ajudam a diminuir o excesso de umidade da casa

Além de decorar e encher de vida os interiores das casas, está comprovado que as plantas trazem múltiplos benefícios à saúde, como tornar o ar mais puro.

As plantas de interior são uma tendência na decoração. É uma excelente forma de criar espaços mais agradáveis, delicados, naturais, dinâmicos e frescos. Para isso, você pode escolher um grande número de espécies de diferentes tamanhos e características. Entre elas, existem algumas muito especiais que têm a particularidade de absorver a umidade da casa.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a alta umidade não só é preocupante por dificultar a respiração, como também promove o crescimento de mofo nas paredes e muitos inconvenientes que podem afetar a nossa saúde. Veja algumas plantas que podem te ajudar a evitar esse problema em casa.

5 espécies de plantas que absorvem umidade

1. Lírio-da-paz

Leia também

A melhor característica do lírio-da-paz é que independente de ser regado, ele sempre absorverá a umidade do ar através de suas folhas. Além disso, limpa o ar de poluentes. Da mesma forma, outro de seus benefícios é que requer pouca luz solar para florescer, portanto, é uma das plantas ideais para apartamentos.

É importante notar que, embora essas plantas não façam parte da família dos lírios, elas são levemente tóxicas para pessoas e animais se ingeridas. Portanto, se você tem crianças ou animais de estimação em casa, tenha cuidado ao optar por esta espécie.

continua depois da publicidade

2. Samambaia-havaiana

Outra planta que você pode levar em consideração se tiver problemas de umidade em casa é a samambaia-havaiana ou samambaia-crespa. É uma espécie visualmente marcante, que cresce perfeitamente em locais com essas características.

Desse modo, você pode colocá-la tanto em ambientes internos quanto no jardim, proporcionando também um visual fresco e bonito com suas folhas. Entre seus cuidados fundamentais, além de uma boa rega, está a necessidade de luz suficiente indireta.

3. Xerófitas, cactos e suculentas

As plantas da família dos cactos são, sem dúvida, as que absorvem a maior quantidade de umidade contida no ar. Se essas espécies sobrevivem ao calor e à falta de irrigação nas áreas desérticas, é graças à sua capacidade de absorver a umidade do ambiente. Essa qualidade também é transferida para sua casa, sendo uma ajuda eficaz para limpar o ar e evitar o excesso de umidade.

continua depois da publicidade

Além disso, estas são plantas ideais para colocar perto do computador e outros eletrodomésticos, porque neutralizam as ondas eletromagnéticas e, portanto, repelem a poluição elétrica. Assim, muitas pessoas colocam um cacto no escritório para evitar distúrbios como fadiga, dores de cabeça ou insônia após muita exposição a um ambiente eletricamente carregado.

4. Palmeira-areca

Outra planta que pode te ajudar dentro de casa se você tiver problemas de umidade é esta. A palmeira-areca ou areca bambu, assemelha-se grosseiramente à palmeira.

Nesse caso, é uma planta maior que as anteriores, então precisará de espaço suficiente para seu desenvolvimento. Da mesma forma, precisará de água e iluminação natural para poder espalhar sua folhagem particular e energizante.

continua depois da publicidade

5. Clorofito

Por fim, o clorofito é outra das plantas de interior consideradas muito populares devido à sua capacidade de absorção da umidade ambiental, absorvendo do ar boa parte da água de que necessita. Além de ser uma das plantas que absorve a condensação da água, logo, se estiver em uma área úmida, não precisa de muita rega, nem de muita luz ou cuidados exigentes.

Outra razão pela qual essa planta é ótima para ter em casa é porque ela ajuda a purificar o ar. Essa espécie ajuda a renovar os ambientes afetados pelo monóxido de carbono, presente em vernizes, aerossóis ou mesmo cosméticos.

Para se ter uma ideia, ela consegue eliminar 96% do monóxido de carbono em apenas 24 horas. Além de purificar o ar, o clorofito possui propriedades benéficas para a saúde, pois contém flavonoides e bufadienolídeos, que ajudam a reduzir o envelhecimento precoce do corpo.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade