Conheça 5 diferentes nomes para Deus e o que eles, de fato, significam

Apesar de ser o principal, existem 5 diferentes nomes para Deus de acordo com a Bíblia e o Cristianismo. Além disso, existem significados diferentes e usos próprios para cada um.

Em primeiro lugar, Deus é considerado uma figura e um conceito relacionado ao Ser Supremo em diversas religiões monoteístas. Inclusive, existem pelo menos 5 diferentes nomes para Deus, mas nem todos conhecem e nem sabem o que eles, de fato, significam.

Leia também

No geral, são originários da Bíblia e partem do Cristianismo. Porém, cada um dos nomes refere-se à um aspecto específico da personalidade dessa figura religiosa. Além disso, são citados em diferentes capítulos das Escrituras, com descrições que variam de acordo com os autores. Saiba mais a seguir:

5 diferentes nomes para Deus e o que eles significam

1) El ou Eloah

A princípio, esse é um dos nomes para Deus que mais aparece em Gênesis, mas também em parte do capítulo de Número, Deuteronômio e Neemias. Neste sentido, os diferentes significados atribuem as qualidades de poder, força e proeminência.

Entretanto, há um aspecto de compaixão envolvido. Apesar disso, a principal característica e atribuição refere-se ao poder supremo, tanto para prejudicar quanto para promover a integridade.

Em hebraico, a palavra El é um termo genérico, cuja utilização refere-se especificamente a uma divindade ou um tipo de deus. Nos capítulos citados anteriormente, essa palavra é adotada como uma forma de especificar a diferença entre um deus e o Deus.

2) Elhoim

Ainda com o termo El no início, esse nome para Deus aparece também em Gênesis, mas como uma forma plural de Eloah. Sendo assim, refere-se à onipresença e pluralidade do Ser Supremo, em especial durante a criação do mundo. Acima de tudo, é uma forma superlativa de denominação de Deus, pois refere-se ao individual com um termo coletivo.

Conhecido como um dos muitos nomes de Deus na Bíblia Hebraica, Elhoim é a qualidade que reforça o imenso poder do Ser Supremo. Contudo, o próprio texto bíblico estabelece a dificuldade em compreender quem é Ele, pois está além dos limites da cognição humana.

3) El Shaddai

Um dos nomes para Deus mais enigmático, El Shaddai é apresentando em alguns textos hebraicos originais, mas também no capítulo de Gênesis. Em específico, significa Deus Todo-Poderoso ou Deus da Rocha.

Neste sentido, é um termo utilizado para referir-se ao episódio do encontro de Deus com Abraão, em que é proposto uma aliança. No encontro, o personagem bíblico tinha 99 anos de idade e estava debilitado.

Porém, Deus aparece para essa figura fundadora reforçando a sua onipotência e permitindo que ele caminhasse por conta própria, sem impedimentos.

4) Adonai

Enquanto em hebraico se usa Adonai, no grego o equivalente para esse nome de Deus é Kyrios. Em ambos casos, o significado é o mesmo, de senhor. Ou seja, é uma forma de falar sobre o Ser Supremo em seu comando sobre a vida de todos os seres na Terra.

Sendo assim, esse é um dos nomes para Deus que refere-se à sua liderança e soberania, mas também ao estado servil dos seres humanos diante da divindade. Utilizado em trechos dos Coríntios, é a partir desse nome que a designação de Senhor passa a ser usada também referir-se a Deus.

5) Jeová

Em Êxodo, há uma passagem de quando Deus revelou seu nome a Moisés. Neste sentido, Jeová significa Eu Sou, e a lição desse fragmento bíblico relaciona-se à figura de Deus enquanto um ser eterno. Ou seja, sem princípio, meio ou fim, porque está presente em todas as coisas que existem no mundo.

Além disso, é em Êxodo que as características de Deus como imutável, onipresente, infinito, onipotente e eterno são apresentadas. Conhecidos como atributos naturais ou incomunicáveis, são valores exclusivos do Ser Supremo, e nenhuma outra criatura pode ser assim.

Em contrapartida, Moisés também conhece os atributos morais ou comunicáveis de Deus. Em outras palavras, são as qualidades compartilhadas entre Ele e os seres humanos. Como exemplo, pode-se citar a amorosidade, justiça, misericórdia e verdade.

Leia também


você pode gostar também

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?

7 atitudes que a pessoa tem quando ela realmente está afim de você

As 7 atitudes que demonstram se a pessoa está realmente afim de você surgem nos detalhes, mas também na mudança de comportamento no cotidiano.

Afinal de contas, como os camaleões mudam de cor? Descubra aqui

Os camaleões têm a fascinante habilidade de mudar de cor, assumindo padrões marcantes e até mesmo se misturando com o ambiente em que se encontram.