Conheça 3 filmes da Netflix que remontam a momentos históricos

Está estudando História para as provas do certame, concurseiro? Conheça três filmes da Netflix que remontam a momentos históricos e que podem ensinar tão bem quanto as aulas teóricas do cursinho preparatório.

Personalidades que marcaram épocas, bem como situações e conflitos que ficaram registrados em livros ou na memória de milhares de pessoas em diversos países mundo afora. A História nada mais é do que fatos que aconteceram no passado. Se você está procurando uma maneira de aprender essa disciplina para arrasar nas provas do concurso, vai assimilá-la de um jeito diferente. Como? Elaboramos essa matéria que vai te mostrar três filmes da Netflix que remontam a momentos históricos.

continua depois da publicidade

Fique por dentro de acontecimentos reais que tiveram início em combates, heroicas resistências, surgimento de personalidades marcantes, bem como a ascensão e queda de majestosos impérios. Essa pode ser uma forma divertida de assimilar um conteúdo e não esquecê-lo nunca mais. Confira.

Filmes da Netflix que remontam a momentos históricos

1) Jadotville (2016)

Leia também

No ano de 1961, a República do Congo, que fica localizada no continente africano, estava passando por uma grave crise. As corporações que dominavam a região travavam intensas disputas pelos royalties do solo de Katanga, que era rico em pedras preciosas e minérios. Diante dessa efervescência social, Moïse Tsombe (1919-1969) acaba tomando o poder do país. Começa então um dos governos ditatoriais mais sangrentos da história.

A Organização das Nações Unidas (ONU), na tentativa de restabelecer a paz naquele lugar, enviou uma tropa com 150 soldados irlandeses, que eram capitaneados por Patrick Quinlan. Mas a falta de experiência de Quinlan, aliada aos pouquíssimos recursos que foram destinados a essa missão, resultam em um inevitável fracasso. O batalhão acabou sendo rendido por cerca de três mil mercenários que habitavam a região e que eram chefiados por comandantes belgas e franceses, ligados às mineradoras.

continua depois da publicidade

Os irlandeses acabaram sendo despachados de volta para o seu país de origem e ficaram rotulados de covardes, desertores e fracos. Esse filme faz uma belíssima contextualização à luz da acirrada polarização entre Estados Unidos e a União Soviética (URSS) ao longo de toda a Guerra Fria (1947-1991), que foi o período em que o praticamente toda a África era o alvo dessas duas potências mundiais.

A tensa disputa entre soviéticos e americanos por causa das riquezas do Congo, fez aquela sociedade se imergir em um duro processo de pauperização e confrontos armados que envolviam até mesmo crianças que, em troca de um prato de comida, se enfileiravam no quartel dispostas a lutar pelo seu país, enquanto o ditador Tsombe enriquecia cada vez mais.

continua depois da publicidade

Por mais calculadas que possam parecer em um primeiro momento, as guerras nunca são inócuas e ainda trazem um agravante de acontecer em um país onde não existia democracia e que havia diversas barbáries. Até uma simples ocorrência policial poderia virar uma irreversível carnificina. Em suma, absolutamente nada em uma guerra é divertido. Por isso, esse é um dos filmes da Netflix que remontam a momentos históricos.

2) Filmes da Netflix que remontam a momentos históricos: A Escavação (2021)

Se observarmos qualquer tipo de vestígio, é possível conhecermos um pouco mais sobre as civilizações que viveram naquele local, bem como saber o que pode ter acontecido com elas em um determinado período da história. Com base nessa teoria, esse filme nos conta a história de uma jovem que acaba passando por mais um embate pessoal após a morte do seu amado marido.

Em 1939, pouco tempo antes de eclodir a Segunda Guerra Mundial, a mulher e seu filho levavam a vida como podiam e, mesmo diante das dificuldades do cotidiano, não desanimavam. Um belo dia, algo inusitado chama a sua atenção: pequenos montes de terra espalhados por toda a propriedade em que moravam, na cidade de Suffolk, localizada na Inglaterra.

continua depois da publicidade

Intrigada sobre o que poderia ser aquilo, a viúva recorre a um Arqueólogo a fim de sanar a dúvida que a atormentava. Durante as investigações, o homem acaba descobrindo algo importante e misterioso. Sua descoberta chamou a atenção do Museu Britânico, que logo demonstrou total interesse pelo mistério que habitava no terreno daquela humilde mulher.

Durante as constantes escavações, sentimentos de relevância afloraram cada vez mais. Em meio a diversas reviravoltas, a jovem é tomada por uma devastadora melancolia por causa de uma grave doença que a acometeu. Ela só pensava em como o seu filho poderia sobreviver sem a sua presença.

E todo esse desgaste emocional, aliado à ambientação da história, evidenciada pelo cinza fúnebre dos dias de tempestade, mostra que a vida vai muito além daquilo que está sobre a superfície terrestre. Por isso, esse também é um dos filmes da Netflix que remontam a momentos históricos.

3) Getúlio (2014)

A história do Brasil também é rica e merecedora de uma produção cinematográfica de sucesso. Esse filme retrata, de forma fidedigna, como foram os últimos dias do ex-ditador, estadista e presidente eleito que teve um dos maiores destaques na história moderna do nosso país: Getúlio Vargas.

Rotulado como populista, o habilidoso presidente, que também era conhecido como “pai dos pobres”, acabou se tornando vítima de uma conspiração que começou dentro do próprio palácio do governo. Desde o começo das investigações até a fatídica decisão de não renunciar ao cargo, todo o filme evidencia aquele clima de tensão antes do ato (suicídio), que levou Vargas para a eternidade e deixou o seu nome marcado na história da nação brasileira.

O fato de ter tirado a própria vida acabou atrasando em 10 anos a tomada do governo pelas forças militares. Esse também é um dos filmes da Netflix que remontam a momentos históricos que, assim como os outros citados acima, vale a pena assistir.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade