Conheça 13 fatos aleatórios e interessantes sobre alimentos

Existem diversos fatos interessantes sobre os alimentos que comemos no dia a dia que muitos de nós desconhecemos, por isso confira os mais curiosos a seguir.

Nossa relação com os alimentos vai muito além do simples ato de saciar a fome. A história, a cultura e a ciência estão intrinsecamente ligadas aos produtos que consumimos diariamente. Contudo, muitas vezes ignoramos que eles carregam curiosidades que podem surpreender até os paladares mais experientes.

continua depois da publicidade

Por acaso, você pede um café descafeinado porque acha que não contém cafeína? A resposta desta pergunta e outros fatos interessantes você confere abaixo.

13 fatos aleatórios e interessantes sobre alimentos

Leia também
  1. Maçãs flutuam: quando uma maçã é colocada na água, ela flutua devido à sua estrutura porosa que contém ar. Cerca de um quarto do volume da maçã é composto por espaço vazio.
  2. Mel nunca estraga: o mel é um alimento naturalmente duradouro. Devido à sua baixa umidade e alta acidez, as bactérias e microorganismos têm dificuldade em sobreviver nele, tornando-o praticamente imortal.
  3. Bananas não são frutas: botanicamente falando, bananas são consideradas bagas, pois crescem de flores com ovários inferiores. Por outro lado, morangos crescem de ovários superiores, o que os torna estruturalmente não bagas.
  4. Cenouras eram roxas: originalmente, as cenouras eram roxas, brancas e amarelas. A variedade alaranjada foi desenvolvida no século XVII pelos agricultores holandeses como uma homenagem à Casa de Orange.
  5. Pimenta é estimulante: a capsaicina, composto que dá o ardor às pimentas, pode levar à liberação de endorfinas no cérebro, criando uma sensação de felicidade e euforia.
  6. Ketchup era “remédio”: originalmente, o ketchup era comercializado como um tônico medicinal nos Estados Unidos no século XIX, alegando curar doenças como diarreia e indigestão.
  7. Tomates venenosos: na Europa do século XVIII, os tomates eram erroneamente considerados venenosos devido às suas cores vivas e associação com utensílios de cozinha de chumbo, que causavam envenenamento.
  8. Mostarda analgésica: a mostarda contém isotiocianatos, compostos que, quando aplicados na pele, podem ajudar a aliviar dores musculares e desconfortos.
  9. Wasabi real é raro: a maioria do “wasabi” servido em restaurantes é uma mistura de rábano, mostarda e corante verde. O verdadeiro wasabi é caro devido à dificuldade de cultivo.
  10. Brócolis é uma flor: o brócolis que comemos são, na verdade, botões de flores que não floresceram. Se não fossem colhidos, se desenvolveriam em flores amarelas.
  11. A farsa do chocolate branco: o chocolate branco não contém ingredientes que o qualifiquem como chocolate real. Em sua composição, incluem-se açúcar, produtos lácteos, baunilha, lecitina e manteiga de cacau, mas não há sólidos de cacau. Mesmo assim, é improvável que deixe de ser chamado de “chocolate” futuramente.
  12. Mito do café descafeinado: o café descafeinado não é isento de cafeína. Um expresso desse tipo contém 16 mg de cafeína.
  13. Melancia quadrada: no Japão, cultivam-se melancias em cubos de vidro para que a fruta fique com o formato quadrado. Isso é feito com o intuito de colocá-las com mais facilidade nas geladeiras e poder cortá-las em pedaços quadrados.
Leia também

Concursos em sua
cidade