Confira fatores que podem sujar o seu nome e saiba como limpá-lo

Ter o nome sujo pode prejudicar o consumidor, de forma que esse fica impossibilitado de conseguir empréstimos, financiamentos e até abrir conta no banco.

Quando uma pessoa está com o nome sujo, significa que ela deixou de arcar com algum compromisso financeiro. Por exemplo, no caso de dívidas e contas em aberto. Essa situação afeta o consumidor de forma negativa, causando uma série de restrições, diminuindo a credibilidade e até levando a bloqueio de bens.

Quais os fatores que podem sujar o nome?

continua depois da publicidade

De acordo com o Serasa, órgão de proteção ao crédito, existem cinco razões principais para uma pessoa ter seu nome sujo. São eles:

Leia também
  • Negativação: consumidor deixa de pagar uma conta ou prestação de compra e a empresa responsável notifica o órgão de proteção ao crédito sobre o débito não quitado;
  • Falência: empresas declaram falência por não conseguirem arcar com as dívidas. Dessa forma, sócios ou donos de empreendimentos falidos têm maior possibilidade de se endividarem para conseguir pagar os débitos da empresa;
  • Cheque sem fundo: quando uma pessoa paga por um produto ou serviço usando um cheque, mas não possui dinheiro na conta para cobrir o pagamento e o cheque acaba sendo devolvido;
  • Protesto: quando o dono de um estabelecimento vai ao cartório de proteste seu nome pela falta de pagamento sobre produto ou serviço;
  • Ação Judicial: uma pessoa entra na Justiça contra outra porque a segunda tem uma dívida não paga com a primeira. Até que a negociação seja feita e o débito quitado, o devedor fica com o nome sujo.

Como saber se meu nome está sujo?

É possível verificar se o CPF está negativado por meio dos órgãos de proteção ao crédito. Normalmente, essas entidades notificam o consumidor em caso de inadimplência e a necessidade de realizar o pagamento da dívida. No entanto, se você não tem certeza se o seu nome está sujo, pode fazer uma pesquisa rápida na internet. Veja como:

Serasa

  1. Acesse o site do Serasa;
  2. Informe o CPF no campo indicado;
  3. Clique no botão de consulta grátis;
  4. Entre com CPF e senha cadastrados, ou crie um novo acesso;
  5. Na conta, confira as dívidas em aberto.

SCPC Boa Vista

  1. Acesso o site do SCPC;
  2. Informe seu CPF no campo indicado;
  3. Clique no botão de consulta grátis;
  4. Informe seu nome completo e clique em “Continuar”;
  5. Informe seu nome completo e clique em “Continuar”;
  6. Informe e confirme seu e-mail;
  7. Informe e confirme seu número de telefone com DDD;
  8. Digite o código enviado via SMS e responda às perguntas;
  9. Ao finalizar o cadastro, você será redirecionado à página inicial. Informe novamente CPF e senha.

SPC Brasil

Diferentemente dos dois sistemas anterior, a consulta do CPF pelo SPC Brasil não é gratuita. Para saber se você está com nome sujo, é só fazer o cadastro no site do órgão e pagar o plano de R$ 16,90.

continua depois da publicidade

O que fazer para limpar o nome negativado?

A única forma de acabar com as restrições no CPF é negociando a dívida. Esse procedimento pode ser realizado diretamente com a empresa credora, pelo banco ou por meio do órgão de proteção ao crédito. O próprio Serasa possui um sistema de negociação chamado Limpa Nome, que conta com várias instituições parceiras.

Em todo caso, o devedor precisa quitar o débito em aberto. Com a negociação, é possível conseguir descontos e até dividir o valor a ser pago. Assim que a primeira parcela for quitada, a empresa tem até cinco dias úteis para informar o órgão de proteção ao crédito para retirar seu CPF da lista.

Mas atenção: caso você deixe de arcar com as parcelas seguintes, a empresa poderá “sujar” seu nome novamente.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade