Você já se perguntou qual teria sido a contribuição do Brasil para as principais descobertas científicas do mundo? Apesar de pouco conhecidos, tais autores existem, e foram fundamentais para mudar a forma como vivemos hoje em dia. Afinal, mesmo que nem todos considerem o país como um contribuidor da história nesse quesito, durante séculos, cientistas brasileiros criaram importantes elementos da sociedade que são utilizados ao redor do globo.
Foram diversas as descobertas e nas mais variadas áreas. Todas ajudaram no progresso da ciência, beneficiando diretamente milhões de pessoas. Essa parte da história coincide com uma efervescência científica nacional durante a primeira metade do século XX, o que influenciou na formação de cientistas e na fundação de instituições renomadas, como a Academia Brasileira de Ciências (1916) e a Universidade de São Paulo (1934).
Mas então, de que forma o Brasil teria ajudado o mundo a crescer cientificamente? Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo quais foram as principais descobertas da ciência já feitas por brasileiros.
Quais foram as principais descobertas científicas feitas por brasileiros?
Ao pensar em grandes invenções, é comum que muitas pessoas não considerem o Brasil como um país que contribuiu com a história dos avanços científicos, com baixa fama por suas contribuições ao mundo moderno. A verdade, por sua vez, é outra: as descobertas e invenções brasileiras vão muito além do que a maioria imagina.
Algumas das mais famosas são utilizadas até hoje. A radiografia, por exemplo, foi criada pelo médico Manuel de Abreu, que pesquisou por anos uma forma de radiografar órgãos do corpo humano. Em 1936, conseguiu criar um sistema com chapas radiográficas para fotografar o interior do corpo, principalmente os pulmões.
A máquina de escrever, apesar de já ter caído em desuso, é tão brasileira quanto: a primeira da qual se tem registro é de 1861, na cidade de Recife. Foi uma criação do padre João Francisco de Azevedo, após sua ideia de adaptar um piano de 24 teclas para que imprimisse letras em um papel.
Além das citadas, existem muitas outras tão importantes quanto. Confira 10 exemplos de grandes descobertas científicas brasileiras abaixo:
- Doença de Chagas – Carlos Chagas, 1909;
- Processo Urca – Mário Schenberg (e George Gamow, EUA), 1940;
- Partícula méson pi – César Lattes (e Cecil Frank Powell, Reino Unido, e Giuseppe Occhialini, Itália), 1947;
- Bradicinina – Maurício Rocha e Silva, 1949;
- Bactérias fixadoras de nitrogênio – Johanna Döbereiner, 1950;
- Amplificação gênica – Crodowaldo Pavan, 1957;
- Insulina humana recombinante – Marcos dos Mares Guia, 1990;
- Especificidade do soro antiofídico – Vital Brazil, 1898;
- Descoberta do sapo Paratelmatobius lutzii – Bertha Lutz, 1919;
- Transmissão radiofônica – Roberto Landell de Moura, 1893.