A leitura é uma atividade prazerosa, que requer tempo e concentração, de modo que o leitor possa embarcar em cada história disponível em diversos títulos da literatura nacional e internacional. Que tal conhecer os livros que todo mundo deveria ler?
Listas são feitas a toda hora, com obras que são verdadeiros sucessos entre crítica e público. Escolher os melhores e mais importantes títulos nem sempre é uma tarefa fácil, gerando milhares de opções a quem quer se debruçar em uma boa leitura.
Diante disso, o Concursos no Brasil elegeu alguns livros aclamados tanto pela crítica, quanto pelo público leitor. Confira.
Conheça os livros essenciais que todo mundo deveria ler
1 – Dom Casmurro, de Machado de Assis
O primeiro nome da lista é este clássico escrito por ninguém menos que Machado de Assis. O livro, de 1899, é narrado em primeira pessoa e conta o romance entre Bento e Capitu.
Capitu é uma das personagens mais famosas da literatura brasileira, e o romance entre ela e Bentinho traz à tona uma série de perguntas que podem ser feitas pelo próprio leitor, durante a leitura desta obra.
2 – O Livro do Desassossego, Fernando Pessoa
Fernando Pessoa é um dos grandes autores da Língua Portuguesa. O poeta português, tem obras marcantes na literatura mundial e uma delas é o seu “Livro do Desassossego”.
Escrito em prosa poética, o livro publicado em 1982 traz diversos temas, em sua maioria existencialistas e assinados sempre por Bernardo Soares – um ajudante de guarda-livros em Lisboa -, um dos heterônimos de Pessoa.
3 – A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
Clarice Lispector publicou esta obra em 1977. Seu último romance tornou-se bastante conhecido, sendo leitura obrigatória em escolas, por exemplo.
A trama conta a história de Macabéa, uma jovem vinda de Alagoas para o Rio de Janeiro, em busca de trabalho e melhores condições de vida.
A narrativa desenvolve-se de maneira linear, contando todo o sofrimento da jovem, que se vê diante de várias situações impostas pela cidade em que vive.
Esta é uma das obras mais importantes da literatura nacional e acabou ganhando as telas do cinema em 1985.
4 – O Vermelho e o Negro, de Sthendal
Este clássico da literatura francesa é a principal obra de Stendhal. Ela conta a história de um jovem pobre e talentoso, que em 1830 acaba deixando sua província para viver em Paris.
Durante o desenrolar da trama, o jovem Julien acaba lidando com a dificuldade em apagar o seu passado, ao mesmo tempo em que tenta se instalar na alta esfera da sociedade da época.
O livro pertence ao gênero romance psicológico, além de fazer uma narrativa histórica do momento dos grandes salões das artes francesas, frequentados pela nobreza e por pessoas influentes na política, arte e diversos campos do conhecimento.
5 – Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus
Esta obra foi escrita por Carolina Maria de Jesus em 1960, e é um título necessário para aqueles que desejam saber um pouco mais sobre a realidade das pessoas que estão situadas à margem da sociedade e pouco recebem atenção.
A compilação de diários escritos por uma mulher negra, mãe solo e moradora de uma favela em São Paulo ganhou notoriedade ao mostrar um pouco o cotidiano das pessoas que são oprimidas pela sociedade, justamente por sua posição social pouco favorecida.
De tanto sucesso entre público e crítica, a obra de Carolina Maria de Jesus (que a tornou protagonista de sua vida), foi traduzido para 13 idiomas diferentes.