Confira 5 dicas certeiras para fazer um bom networking no LinkedIn

Vai começar a procurar emprego em 2023? Então, conheça cinco dicas para fazer networking no LinkedIn e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

Não restam dúvidas de que ter uma rede de contatos é de extrema importância na hora de conseguir uma oportunidade de trabalho no mercado. Mas você sabia que o LinkedIn é uma rede social que pode te ajudar a ampliar as suas conexões profissionais? É verdade. Essa matéria vai te dar cinco dicas para fazer networking no LinkedIn.

O principal objetivo é fazer trocas que possam agregar valor no mundo corporativo. Afinal de contas, podem surgir vagas que tenham compatibilidade com o seu perfil profissional no LinkedIn. Continue a leitura até o final e não deixe de colocar em prática todas os macetes abaixo, fechado? Confira.

Dicas para fazer networking no LinkedIn

1) Atualize sempre o seu perfil

Essa é uma das dicas para fazer networking no LinkedIn. Quando você insere informações a respeito da sua trajetória acadêmica e carreira profissional, a plataforma direciona o seu perfil para outras conexões que tenham a ver com sua área de atuação, como sugestão de possível contato.

Por isso, você precisa atualizar o seu perfil nessa rede social pelo menos uma vez por mês. Lembre-se de que o LinkedIn conta com cerca de 51 milhões de perfis ativos no Brasil e que o seu currículo virtual vai servir com uma espécie de filtro para as buscas de empresas que procuram talentos.

Aquele profissional que sempre atualiza o seu perfil pode ter mais chance de ser convocado para uma entrevista, já que demonstrou o cuidado de deixar os seus dados (principalmente o e-mail) devidamente atualizados. E isso aumenta as possibilidades de novas parcerias ou até mesmo indicação de futuros trabalhos.

2) Dicas para fazer networking no LinkedIn: Crie conteúdo com foco em seu público-alvo

A produção de conteúdo destinado a essa rede social pode chamar a atenção de empresas e promover o engajamento. Dessa forma, para criar uma rede de contatos profissionais, seria interessante você postar conteúdos que tenham relevância, principalmente aqueles relacionados com a sua área de atuação.

Além disso, recomendamos que você fique sempre de olho nas publicações de outros profissionais que aparecem em sua linha do tempo, já que muitos deles podem atuar no mesmo ramo que você.

O LinkedIn direciona conexões que tenham relevância de acordo com a sua rede de contatos e curtidas. Por isso, aposte nessa estratégia para conseguir adicionar ou ser adicionado por outras pessoas que tenham relação com o que você procura, combinado?

3) Participe de grupos que sejam da sua área

Mais uma das dicas para fazer networking no LinkedIn. Da mesma forma que as demais redes sociais, essa plataforma também permite trocar experiências profissionais e até mesmo aprender mais sobre a sua área.

Dessa maneira, não deixe de participar de grupos e fóruns de discussões. Nesse ambiente digital, é possível conseguir insights que podem te ajudar a produzir conteúdo que tenha relevância para outros profissionais. Ah, não deixe de seguir os influenciadores digitais da sua área. Isso pode ajudar bastante.

4) Explore ao máximo os recursos dessa plataforma

Quando o assunto é dicas para fazer networking no LinkedIn, essa não poderia faltar. Atrás de cada oportunidade de trabalho, existiu uma conversa primeiro. Ou seja, as interações virtuais exercem uma função de relevância na hora de construir uma rede de contatos. Por isso, você deve explorar ao máximo todos os recursos dessa rede social.

Por exemplo, ferramentas de reuniões online que podem ser realizadas em vídeo ajudam a dar mais “vida” para uma entrevista ou sondagem de alguma vaga de trabalho. Pode até não parecer, mas o LinkedIn oferece diversos recursos tecnológicos que podem aumentar a sua rede de contatos. Faça o teste e comprove.

5) Mencione os seus objetivos

Por fim, a última das nossas dicas para fazer networking no LinkedIn. Você já reparou que um único contato nessa plataforma pode fazer diferença para a sua carreira profissional? Por isso, é importante que você mencione os seus objetivos para todas as suas conexões virtuais.

O profissional deve deixar claro quais são os seus principais interesses, bem como as oportunidades de trabalho que está procurando no mercado. Essa estratégia pode ser de grande valia para quem está interessado em uma recolocação.

A própria plataforma LinkedIn oferece recursos para que você consiga comunicar aos outros usuários que está aberto para novas oportunidades. Dessa forma, as empresas que estão contratando ou os caça-talentos da internet têm mais chances de descobrir o seu perfil.

E aí, o que você achou das nossas dicas para fazer networking no LinkedIn? Lembre-se de que toda área existe concorrência e que, quanto maior for a sua visibilidade nos meios digitais, mais chances tem de ser convocado para uma entrevista de emprego. Boa sorte.

 

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.