Confira 3 dicas certeiras para ser cada vez mais proativo no trabalho

Quer se dar bem em sua carreira profissional no dia a dia? Então, conheça três dicas para ser mais proativo no trabalho e seja um talento disputado pelas empresas.

Não se pode duvidar que a proatividade é uma característica comportamental de extrema importância no mundo corporativo. E para qualquer pessoa ter sucesso em sua carreira, essa qualidade é um dos ingredientes da receita. Por isso, essa matéria vai te dar três dicas para ser mais proativo no trabalho.

Se você sempre almejou ser um talento disputado pelas organizações, continue a leitura até o final e saiba como ser uma pessoa mais proativa no dia a dia. Acredite, essa soft skill pode fazer uma diferença e tanto em sua vida. Confira.

Mas o que é proatividade?

Podemos dizer que proatividade é uma competência que impulsiona o profissional a buscar mudanças ou soluções de uma forma espontânea, sem a necessidade qualquer tipo de estímulo externo. Em suma, é agir sem precisar se solicitado.

Uma pessoa proativa não fica de braços cruzados procurando os culpados pelos problemas, pelo contrário, ela se dispõe a realizar uma determinada tarefa ou se oferece para fazer algo que precisa ser feito, dentro do ambiente de trabalho, sem esperar uma ordem do seu superior.

Antes de você conhecer as nossas dicas para ser mais proativo no trabalho, conheça os principais benefícios da proatividade:

  • Aumento da assertividade na tomada de decisões;
  • Permite uma maior flexibilidade e adaptação a qualquer tipo de cenário;
  • Destaque em dinâmicas de processos seletivos;
  • Maior possibilidade de alcançar uma promoção na empresa;
  • Permite ter mais resiliência perante as crises;
  • Possibilita uma visão com maior amplitude sobre os problemas, o que permite vislumbrar possíveis soluções;
  • Fomento da inovação e criatividade.

Dicas para ser mais proativo no trabalho

1) Traga soluções para o ambiente corporativo

Essa é uma das principais dicas para ser mais proativo no trabalho. O mundo organizacional é repleto dos mais variados tipos de problemas. E um profissional proativo oferece soluções no dia a dia. Em vez de ficar apontando culpados, uma pessoa proativa pensa no que pode ser feito para resolver algo que ainda está pendente.

Por isso, se você precisa desenvolver essa competência, procure sempre trazer soluções ou ideias para os desafios do cotidiano, no seu trabalho. Pense da seguinte forma: “Bom, eu tenho um problema em mãos. O que posso fazer para resolvê-lo da melhor maneira possível sem atrapalhar o andamento dos processos?” Isso é proatividade.

2) Dicas para ser mais proativo no trabalho: Deixe a organização fazer parte da sua vida

Um profissional que deixa a organização fazer parte da sua rotina consegue ser mais proativo, sabia? É verdade. Assim que chegar no trabalho, organize as tarefas que são prioridades e se dedique somente a elas. Só passe para a próxima atividade quando concluir a anterior. Caso contrário, a sua produtividade será afetada.

Um profissional organizado consegue ter uma visão de tudo aquilo que ainda precisa ser feito, prever problemas futuros (e se antecipar a eles) e priorizar o que tem mais importância ou urgência. Organização e proatividade andam de mãos dadas. Selecione as tarefas que deverão ser executadas no dia e estabeleça horários para cada uma delas. Se você for um líder de uma equipe, distribua as atividades igualmente entre os integrantes.

3) Questione-se

A última das dicas para ser mais proativo no trabalho. Para que a proatividade faça parte da sua vida profissional, recomendamos levantar alguns questionamentos. Diante de uma solução para um determinado problema, pegue uma folha de papel e escreva as respostas para as perguntas abaixo:

  • Qual seria a parte da situação que eu posso minimizar, controlar ou influenciar propondo uma solução?
  • Prefiro estar no controle de uma situação ou me colocar na posição de vítima perante a minha equipe de trabalho?
  • Se eu colocar a culpa no outro como desculpa para não fazer nada, vai resolver o problema enfrentado pela empresa?
  • Como eu posso contribuir para resolver ou, pelo menos, amenizar uma situação?
  • Caso eu fosse contribuir para melhorar uma parte da situação, com o que me responsabilizaria?

As respostas para as perguntas acima podem fazer com que o profissional consiga identificar as possíveis ações (proativas) perante um problema e tomá-las na hora certa para amenizar uma situação.

Principais características de uma pessoa proativa

Agora que você conheceu as dicas para ser mais proativo no trabalho, que tal ficar por dentro das qualidades de uma pessoa proativa? Olha só:

  • Visão de futuro, para que seja possível se antecipar às demandas ou aos problemas;
  • Inconformismo positivo, que induz a desafiar a si mesma em busca do progresso profissional;
  • Iniciativa, para impulsionar a dar o “start” em seus projetos;
  • Conectividade e valorização de todas as suas parcerias profissionais;
  • Responsabilidade para assumir as consequências das suas ações, sem ficar apontando culpados;
  • Renovação constante, com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais a sua proatividade;
  • Determinação, para alcançar os seus objetivos profissionais;
  • Autoconhecimento;
  • Senso de oportunidade, para criar situações que possam turbinar a sua carreira profissional;
  • Foco total em tudo aquilo que faz parte da sua zona de influência.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.