As palavras que perderam o hífen após o novo acordo ortográfico foram oficializadas no dia 1º de janeiro de 2016. A partir dessa data, tornou-se obrigatório no Brasil adotar o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Apesar de grande parte das palavras desse idioma permanecerem inalteradas, a utilização dos hífens e suas regras passaram por uma reformulação. Sendo assim, é fundamental aprender esses novos conceitos e características, principalmente para a escrita.
Seja em exames admissionais ou concursos públicos com etapas discursivas ou redação, o novo acordo ortográfico é amplamente cobrado para avaliar as habilidades dos candidatos. Saiba mais a seguir:
O que mudou com o hífen após o novo acordo ortográfico?
De acordo com o novo acordo ortográfico, o hífen passou a ser usado dentro de vocábulos compostos, locuções ou encadeamentos. Porém, existem casos específicos para esse contexto. Confira os 10 principais a seguir:
1) Palavras compostas
O hífen é usado em palavras compostas por justaposição constituintes de uma unidade sintagmática e semântica. Por exemplo, com a palavra ano-luz ou médico-cirurgião.
Apesar disso, as palavras que são compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição dentro da nova ordem ortográfica perdem o hífen. Como exemplo, pode-se citar a palavra passatempo e mandachuva.
2) Topônimos compostos
O hífen será usado em nomes próprios de lugares, desde que comecem com o adjetivo Grão ou Grã. Além disso, estão incluídos os nomes próprios de lugares que começam com um verbo, ou que possuam artigos entre os elementos. Como exemplo, pode-se citar Grã-Bretanha e Baía de Todos-os-Santos.
Portanto, os demais topônimos não devem ser escritos com hífen. A única exceção é com a grafia do país Guiné-Bissau.
3) Palavras de distinção
Em específico, as palavras que distinguem espécies botânicas e zoológicas levam hífen. Este é o caso da palavra erva-doce, couve-flor e mico-leão-dourado.
4) Palavras compostas iniciadas com advérbio
As palavras compostas que começam com o advérbio bem ou mal, e que possuam segunda palavra iniciada por qualquer vogal ou pela letra H devem usar hífen. Este é o caso da expressão bem-humorado ou bem-amado.
5) Palavras compostas iniciadas por elementos específicos
O novo acordo ortográfico estabeleceu a utilização de hífens nos casos de palavras compostas que comecem com os elementos além, aquém, recém e sem. Por exemplo, tem-se a palavra além-mar e recém-casado.
6) Locução
A principal mudança do novo acordo ortográfico é que a hífen deixou de ser utilizado em qualquer tipo de locução. Com isso, a palavra fim-de-semana passou a ser escrita como fim de semana.
7) Vocábulos formados por prefixação, recomposição ou sufixação
No caso dos vocábulos formados por prefixação, recomposição ou sufixação, deve-se utilizar hífen. No geral, prefixos como aero, afro, anti e auto são os principais casos. Por exemplo, com a palavra anti-higiênico.
8) Prefixo terminado com vogal
O hífen não será utilizado nos casos em que o prefixo da palavra terminar com vogal, e também em que o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Esse é o caso da palavra hidroelétrica e autoestrada, por exemplo.
9) Palavras derivadas por sufixação
O hífen continua sendo usado em palavras derivadas por sufixação. Em específico, essa regra prevê a utilização quando o primeiro elemento termina de forma tônicas ou com acento gráfico, desde que o segundo elemento sejam os sufixos açu, guaçu ou mirim. Como exemplo, pode-se citar a palavra capim-açu.
10) Formas pronominais
Por fim, o hífen é utilizado nas formas pronominais, mas possui condições específicas. Neste caso, os casos de ênclise e mesóclise ainda demandam, como com o verbo “adorá-lo” ou “pediu-lhe”.
27 palavras que perderam o hífen após o novo acordo ortográfico
Por fim, confira 27 das palavras que perderam o hífen após o novo acordo ortográfico:
- Cão de Guarda;
- Cor de vinho;
- Dia a Dia;
- Fim de semana;
- Inumano
- Desumano
- Autorregulamentação
- Cosseno
- Extrasseco
- Ultrarromântico
- Antissocial
- Contrarreforma
- Autopreparação
- Microcomputador
- Autopeça
- Extraforte
- Autoescola
- Autoajuda
- Infraestrutura
- Extraescolar
- Hipermercado
- Hiperativo
- Superinteressante
- Mandachuva
- Paraquedas
- Pontapé
- Cartão de visita.