O concurso PC TO deu mais um passo importante para lançar o edital. A Portaria SSP n° 308 autorizou a formação da comissão organizadora do certame da Polícia Civil do Tocantins e designou os seus participantes.
O documento foi assinado pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio. Confira o nome das pessoas que farão parte da comissão do concurso PC TO:
- Marcelo Santos Falcão Queiroz – Superintendência de Segurança Integrada;
- Ana Carolina Coelho Marinho Braga – Delegacia-Geral da Polícia Civil;
- Marcos Aurélio Jacome Sousa – Superintendência de Polícia Científica;
- Maria Luiza Gomes de Aguiar – Secretaria da Administração;
- Zenobio Cruz da Silva Arruda Junior – Secretaria da Administração;
- Mauricio Kraemer Ughini – Ordem dos Advogados do Brasil.
Segundo a publicação, os integrantes terão um prazo de 60 dias para finalizar os trabalhos. O documento completo pode ser lido no site do Diário Oficial do Estado de Tocantins (edição de 28 de maio de 2021, a partir da página 56).
Situação do concurso PC TO
Em março de 2021, o governo do estado do Tocantins nomeou mais 46 aprovados do último certame da Polícia Civil (12 Delegados, 12 Escrivães e 22 Peritos Oficiais). No mesmo anúncio, feito em live nas redes sociais, o governador Mauro Carlesse confirmou a realização de um novo concurso PC TO.
Agora, foi publicada oficialmente a formação da comissão organizadora para início dos estudos, que irão definir quais cargos e vagas serão ofertados no novo concurso PC TO.
O próximo passo é a contratação de banca organizadora para cuidar de todas as etapas. De acordo com Carlesse, “esse concurso que nós estamos dando início é uma necessidade que o estado tem […] É isso que dá segurança. […] O Tocantins, hoje, é um exemplo de Segurança Pública para todo o país”. No anúncio do novo concurso PC TO, o governador ressaltou que muitas delegacias precisam ser reformadas.
Não deixe de acompanhar a página do Concursos no Brasil para saber mais novidades sobre o certame!
Etapas do concurso PC TO
A primeira etapa do concurso, a depender do cargo disputado, costuma ser composta por:
- Provas objetivas;
- Provas discursivas;
- Exames médicos;
- Teste de aptidão física;
- Exame psicológico; e
- Avaliação de títulos.
No último certame, essas fases aconteceram em Palmas, Araguaína, Gurupi, Dianópolis e Tocantinópolis, conforme o cargo.
A segunda etapa do certame público foi o curso de Formação.
Último concurso PC TO (2014)
O último concurso público da Polícia Civil do Estado do Tocantins contou com o suporte técnico da Fundação Aroeira/PUC-GO.
De acordo com os editais nº 001, 002 e 003/2014, a distribuição das vagas foi a seguinte:
- Delegado: 97 vagas;
- Agente, Escrivão, Agente de Necrotomia e Papiloscopista: 216 vagas;
- Médico Legista: 9 vagas; e
- Perito Criminal: 56 vagas.
Além dessas vagas, seria formado cadastro de reserva com 118 classificados.
Posicionamento do governo sobre o concurso PC TO
Em outubro de 2020 (dia 13, para sermos precisos), Mauro Carlesse, governador do estado, assinou o ato de nomeação de novos 15 Escrivães remanescentes desse último concurso.
“Estamos conseguindo manter o Tocantins enquadrado na Lei e este esforço tem nos permitido fazer estas nomeações para que nossos policiais recebam um apoio de efetivo e melhorem ainda mais o atendimento à população e o combate ao crime. Este pessoal, somado às 62 viaturas, vai melhorar muito o trabalho da nossa Polícia Civil”, disse Mauro Carlesse.
Para o diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO), Davi Domiciano, que também esteve presente à solenidade, a nomeação veio em muito bom momento:
“Esta nomeação é um pedido constante do sindicato e das associações, porque a gente sabe da deficiência no quadro. Esperamos que além desses benefícios, venham outras melhorias para que a Polícia Civil continue atuando de maneira firme”, concluiu.
Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, disse no evento que os novos servidores vão atender as unidades do interior.
Requisitos e remunerações para os cargos do concurso PC TO anterior
Como ainda não foram divulgadas as vagas e cargos, detalhamos os requisitos e remunerações dos cargos que fizeram parte do concurso PC TO de 2014:
O cargo de Delegado, cuja remuneração oferecida na época foi de RS 10.735,28, exigia bacharelado em Direito.
Para disputar as vagas de Médico Legista foi necessário ter formação em Medicina. A remuneração inicial foi de RS 9.274,48.
A mesma remuneração inicial foi prevista para o cargo de Perito Criminal. As graduações aceitáveis foram:
- Engenharia (Mecânica, Química, de Alimentos, Elétrica, da Computação, Civil, Florestal, de Minas e Ambiental);
- Geologia;
- Ciências Biológicas;
- Biomedicina;
- Farmácia;
- Física;
- Ciências Contábeis;
- Odontologia;
- Arquitetura;
- Ciência da Computação;
- Sistemas de Informação;
- Química;
- Processamento de Dados; e
- Agronomia.
Agente de Necrotomia tinha remuneração inicial de R$ 4.150,10 e como requisito a formação de nível superior em Enfermagem. Todos os cargos exigiram também Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo categoria “B”.
Quer obter mais informações detalhadas e começar a estudar com confiança? Acesse todos os três editais abaixo: