O processo seletivo Etec de Barretos (Escola Técnica Estadual Coronel Raphael Brandão), no estado de São Paulo, está com nova edição, agora regida pelo edital nº 108/17/2025. Mas a meta é a mesma de seleções passadas: formar cadastro de reserva na função de Professor de Ensino Médio e Técnico.
A seleção será regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e sua validade será de um ano, podendo ser prorrogada por igual período. A chance é para a área 7107 – Língua Espanhola (Administração Integrado ao Ensino Médio).
Serão aceitas pessoas com diversas formações, entre elas: Letras com habilitação em Espanhol (LP); Letras com Habilitação em Espanhol com as Respectivas Literaturas (LP); Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira: Espanhol (LP); Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado/ Espanhol (LP); Tecnologia em Formação de Secretariado/ Espanhol (LP); Tecnologia em Secretariado Executivo Bilíngue/ Espanhol (LP); e Tradutor e Intérprete com Habilitação em Espanhol (LP);
A carga horária poderá variar de acordo com a demanda, sendo composta por horas-aula acrescidas de 30% de hora-atividade. O limite mensal é de 200 horas, e o valor da hora-aula é de R$ 21,40.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo simplificado devem ser realizadas exclusivamente online, através do site do Centro Paula Souza, no período de 30 de maio até as 23h59 do dia 13 de junho de 2025.
Os candidatos devem acessar o site, pesquisar pelo número do edital e preencher formulário, anexando os documentos exigidos no edital. Para resolver dúvidas, utilize o e-mail: e108adm@cps.sp.gov.br, caso já tenha lido o edital.
Etapas

Processo seletivo Etec de Barretos – SP. Foto: montagem / Concursos no Brasil.
O processo seletivo será composto por duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias. A primeira fase consiste no exame de memorial circunstanciado, que analisará os títulos e experiências profissionais dos candidatos, com uma pontuação de 0 a 100.
O exame de memorial circunstanciado levará em conta documentos comprobatórios de graduação, pós-graduação e experiências.
A segunda fase será a prova de métodos pedagógicos, que consistirá na apresentação de uma aula, ministrada pelo candidato perante a Banca Examinadora, versando sobre os conteúdos do Componente Curricular alvo da vaga.