A Polícia Militar do estado de São Paulo (PM SP) teve o seu edital nº DP-1/321/2025 publicado pela banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV). O novo concurso PM SP oferece 165 vagas em caráter imediato para provimento de cargos efetivos.
O documento informa que todas as oportunidades são para Aluno-Oficial, que exige nível médio completo de escolaridade. Os aprovados ingressarão em cursos de graduação de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
O curso será composto por aulas teóricas e práticas, visando formação dos profissionais para gestão de pessoas e análise e administração de processos. Ao longo das aulas, será realizado o estágio probatório para verificar a aptidão para a função.
A remuneração básica inicial para o Aluno-Oficial é composta pelo padrão da corporação mais adicionais, atingindo o valor de R$ 4.833,27 mensais.
Requisitos
Ter ensino médio completo e ser brasileiro são apenas requisitos básicos para concorrer ao concurso PM SP. Outros critérios previstos no edital são:
Idade mínima de 17 anos;
Idade máxima de 30 anos;
Estatura mínima de 155 cm para mulheres e de 160 cm para homens.
Inscrição

Saiba como concorrer às vagas de Aluno-Oficial do novo concurso PM SP. Foto: montagem / Concursos no Brasil.
O prazo para realizar a inscrição ficará aberto a partir do das 10h do dia 28 de abril por meio do site da FGV. Nesse mesmo link você encontra o edital completo com todas as informações sobre a seleção.
Depois de ler todas as regras, os interessados nas vagas deverão preencher formulário eletrônico com suas informações e selecionando o município de aplicação de provas escritas.
Esse procedimento deverá ser feito até o dia 02 de junho de 2025. De acordo com o edital, para garantir a participação no certame, também é preciso pagar taxa na quantia de R$ 150,00.
Apenas doadores de sangue terão direito a isenção desse custo. Já estudantes desempregados ou com remuneração de até dois salários mínimos poderão pedir redução de 50% do valor.
Provas escritas
A primeira etapa do concurso PM SP consistirá num exame de conhecimentos, composto por duas avaliações. Uma será de prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, cobrando assuntos de:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Filosofia, Sociologia, Geografia.
- Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa e Interpretação de texto e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
- Matemática e Ciências da Natureza: Matemática, Física, Química, Biologia.
- Conhecimentos Específicos: Noções de Administração Pública e Noções Básicas de Informática.
A outra avaliação, prova discursiva, deverá ser feita no formato de redação de texto dissertativo-argumentativo (em prosa), acerca de tema estipulado.
Local de prova
As duas avaliações estão previstas para serem aplicadas no dia 13 de julho de 2025 em 11 municípios paulistas: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Outras etapas
Depois das fases escritas, o concurso PM SP 2025 contará com um exame de aptidão física, que será aplicado por meio de testes de condicionamento físico geral. Os candidatos deverão realizar exercícios de:
Flexão e extensão de braços (homens);
Isometria em barra fixa (mulheres);
Abdominal tipo remador;
Corrida de 50 metros;
Corrida de 2.400 metros:
Natação de 50 metros (estilo livre).
As etapas seguintes serão de exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social reputação e idoneidade, e análise de documentos.