Concurso Fundação Santo André - SP 2024: Edital e Inscrição

Concurso Fundação Santo André (FSA) vai contratar profissional de nível superior completo pelo regime da CLT. Confira os detalhes!

Está aberto mais um edital, desta vez de nº 004/2024, do novo concurso Fundação Santo André, no estado de São Paulo, para contratação de servidor efetivo. A oferta é de uma vaga, mais formação de cadastro reserva, para Técnico de Laboratório - Biomedicina.

continua depois da publicidade

A seleção terá duas etapas: prova teórica (objetiva) e prova prática. A convocação dos aprovados se dará conforme a necessidade de provimento e ordem de classificação.

Concurso Fundação Santo André: oportunidade

O cargo de Técnico de Laboratório - Biomedicina é voltado para quem tem nível superior completo em Biomedicina e disponibilidade para trabalhar durante 40 horas semanais. O salário oferecido é de R$ 3.119,20.

Leia também

O prazo de contratação é indeterminado, pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho. Os benefícios salariais são: auxílio-saúde, vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte.

continua depois da publicidade

Há apenas uma vaga imediata prevista, ficando os demais aprovados inclusos no cadastro de reserva, dentro dos quantitativos máximos permitidos no edital.

O regulamento informa que "não há reserva de vaga para candidato com deficiência para provimento imediato, em virtude do quantitativo oferecido". Contudo, será mantido o cadastro de reserva.

Inscrição no concurso Fundação Santo André

As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de abril de 2024, via página oficial da FSA. Ao encontrar, no site informado, o link relativo ao edital 04/2024 ("Edital 004/2024 - [Técnico de Laboratório Biomedicina]"), clique no link "INSCREVA-SE".

continua depois da publicidade

Além de concluir o preenchimento do formulário digital, os candidatos do concurso Fundação Santo André deverão pagar taxa de R$ 50,00. Depois de pago, envie o comprovante de pagamento para o e-mail: inscricoes.concurso@fsa.br.

Provas do concurso Fundação Santo André

A prova objetiva do concurso Fundação Santo André está prevista para ser aplicada no dia 5 de abril de 2024, contendo 20 questões acerca dos seguintes conteúdos:

  1. Normas gerais de biossegurança em laboratório.
  2. Coleta, transporte, manipulação e armazenamento de amostras de sangue, soro, plasma, líquor, secreções, urina e fezes.
  3. Princípios para o preparo de soluções e reagentes: concentração, volume, massa, diluição, pH, titulação. Armazenamento, uso e descarte.
  4. Identificação, manipulação e utilização de equipamentos e de vidraria em laboratórios de biomedicina.
  5. Limpeza e manutenção de equipamentos e de vidraria e preparo de material em laboratório de biomedicina.
  6. Procedimentos de esterilização, desinfecção e técnicas de assepsia. Uso de autoclave.
  7. Preparo, utilização, armazenamento e descarte de material biológico, de acordo com as técnicas adequadas.
  8. Microscopia básica: partes componentes, manuseio e manutenção.
  9. Atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise.
  10. Exames hematológicos: preparo de lâminas e colorações usuais em hematologia, hemograma manual. Identificação e leitura de lâminas de esfregaço sanguíneo. Velocidade de hemossedimentação. Técnicas de coagulação.
  11. Técnicas em urinálise. Cuidados e procedimentos na utilização de tiras reativas na urinálise. Análise do sedimento. Teste confirmatórios em urinálise: proteína, glicose, bilirrubina.
  12. Bioquímica clínica: conceitos de fotocolorimetria e espectrometria. Uso de reagentes e padrões. Leitura de resultados.
  13. Microbiologia clínica: métodos de coloração, meio de cultura, técnicas de semeadura em bacteriologia e micologia, identificação de bactérias, teste de sensibilidade a antimicrobianos.
  14. Imunologia clínica: conceitos básicos das interações antígeno e anticorpo, complemento e imunoglobulinas. Reações de precipitação e aglutinação. Imunoensaios.
  15. Parasitologia clínica: métodos de exame parasitológico de fezes: coleta e preparo. Identificação de ovos, cistos e larvas. Métodos de exame parasitológico de sangue. Identificação de formas evolutivas de parasita no sangue.
  16. Conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia humanas.

Prova prática

Na prova prática do concurso Fundação Santo André serão avaliados os critérios abaixo:

continua depois da publicidade
  • Aplicação das normas de segurança (EPIs) para o desenvolvimento da prática proposta;
  • Manuseio e familiarização com os equipamentos e/ou vidrarias utilizados em práticas de laboratório;
  • Organização e utilização adequada às técnicas de laboratório empregadas nos procedimentos e desenvolvimento da prática;
  • Domínio dos procedimentos realizados;
  • Apresentação correta do resultado.

Mais informações

Leia o edital do concurso Fundação Santo André diretamente na página oficial:

  • Abra o site da FSA;
  • Procure as informações na seção: "Editais de Contratação de Técnico-Administrativo";
  • Clique no link "Edital 004/2024 - [Técnico de Laboratório Biomedicina]";
  • Na tela que se abre, baixe o PDF "1. EDITAL DE ABERTURA"; e
  • Uma nova aba será aberta, contendo a íntegra do documento.

Havendo dúvidas, contate a FSA pelo e-mail concursos@fsa.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade