Retificado o edital nº 002/2022 do concurso Prefeitura de Francisco Morato, no estado de São Paulo, sob a organização da competente Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Fundação VUNESP. São oferecidas 40 vagas para a Guarda Civil Municipal e as inscrições foram estendidas até 30 de setembro.
Podem disputar candidatos de nível médio completo, tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino, incluindo as pessoas com deficiência. A seleção consistirá de provas objetivas e de outras etapas, conforme descrevemos abaixo.
Cargo do concurso Prefeitura de Francisco Morato
São oferecidas 12 vagas para Guarda Civil Municipal Feminino (11 vagas de ampla concorrência e uma para pessoa com deficiência – PcD). Para Guarda Civil Municipal Masculino, são oferecidas 28 vagas (27 de ampla concorrência e uma PcD).
O salário mensal é de R$ 2.025,41, considerando como referência o mês de agosto de 2022. Já a jornada semanal de trabalho prevista no edital será de 12 por 36 horas.
Concurso Prefeitura de Francisco Morato: requisitos
Para disputar uma das vagas, é necessário ter ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação definitiva, na categoria AB. Outros requisitos básicos cobrados no ato da inscrição são estes:
- Ser brasileiro, nato ou naturalizado ou gozar das prerrogativas constitucionais;
- Ter idade mínima de 18 e máxima de 35 anos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares (sexo masculino) e com o CPF regularizado;
- Gozar de boa saúde física e mental comprovada por avaliação médica;
- Não registrar antecedentes criminais; e
- Não ter sido demitido ou exonerado de serviço público por processo administrativo.
Inscrições no concurso Prefeitura de Francisco Morato
De acordo com a errata do edital, as inscrições se estendem até 23h59 do dia 30 de setembro de 2022. O procedimento é simples: basta acessar o site da Fundação Vunesp e, depois de cadastrado, gerar o boleto para pagar a taxa, que é de R$ 68,00.
Não deixe de ler o edital antes de confirmar a participação. Havendo dúvidas, contate o Disque Vunesp, pelo telefone (11) 3874 6300, de segunda a sábado, nos dias úteis.
Concurso Prefeitura de Francisco Morato: provas
A primeira fase do concurso da Guarda de Francisco Morato é a prova objetiva, que conterá questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e conhecimentos específicos (20).
A duração da prova objetiva será de três horas e a data provável de aplicação é o dia 27 de novembro de 2022, a partir das 9h. As outras fases são: prova de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.
Prova de aptidão física do concurso Francisco Morato
A parte de avaliação física será feita para as primeiras 114 candidatas bem habilitadas na prova objetiva e os 266 primeiros candidatos mais bem habilitados na prova objetiva, além dos candidatos inclusos na lista especial, de ambos os sexos. Entre os testes realizados, listamos:
- Flexo-extensão de cotovelos sobre o solo em apoio no banco (sexo feminino);
- Resistência abdominal (ambos os sexos);
- Corrida de 50 metros (ambos os sexos);
- Corrida em 12 minutos (ambos os sexos);
- Flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente sobre o solo (sexo masculino).
Concurso Prefeitura de Francisco Morato: avaliação psicológica
Para essa fase serão convocados todos os candidatos considerados aptos na fase imediatamente anterior, ou seja, a prova de aptidão física. O edital afirma que:
A avaliação psicológica será constituída da aplicação e avaliação de testes psicológicos validados e fidedignos cientificamente, que permitam identificar a compatibilidade de características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo pleiteado.
Concurso Prefeitura de Francisco Morato: investigação social
Essa última fase do concurso público de Francisco Morato, segundo o edital, consistirá na “apuração da conduta e idoneidade do candidato”. Dito de outra forma, o processo investigativo verificará se a conduta do candidato é irrepreensível, tanto na vida pregressa quanto na atual, do ponto de vista “social, moral, profissional ou escolar”.