Está devidamente autorizado o novo concurso público da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED SE). De acordo com documento datado de 11 de agosto, mas publicado no Diário Oficial do Estado em 05 de setembro de 2025, a oferta será de 300 cargos de Professor de Educação Básica, da carreira do Magistério Público Estadual, bem como cadastro de reserva.
Entre as várias justificativas apresentadas para a abertura do certame, podemos citar duas. A primeira diz respeito às alterações nas diretrizes curriculares do Novo Ensino Médio e à implementação do Programa de Educação em Tempo Integral. A segunda delas foi assim explicitada:
Considerando o número de aposentadorias, exonerações e os resultados de estudos técnicos baseados no planejamento da força de trabalho, que apontam que a continuidade do pleno funcionamento das unidades escolares depende do preenchimento de 300 vagas distribuídas por todas as Diretorias Regionais de Educação.
Importante lembrar que, além do concurso da SEED SE, o governador Fábio Mitidieri também autorizou o concurso público para a carreira de Analista de Educação. A criação das Comissões desses dois certames foi assinada no dia 20 de janeiro de 2025.
O cargo de Analista Educacional terá vagas preenchidas para que se cumpra a Lei nº 9.623/2025, que cria essa carreira. Serão abertas vagas nas áreas de Gestão Pedagógica e de Apoio aos Serviços Educacionais; Estudos, Dados e Estatística Educacional; Inovação e Tecnologias Educacionais; e Infraestrutura e Engenharia Educacional.

Concurso SEED SE está próximo. Foto: montagem / Concursos no Brasil
Edital anterior da SEED SE
O último concurso público da SEED de Sergipe foi aberto no ano de 2012, sob os cuidados de uma organizadora já fora de operação: a FUNCAB (Fundação Cargos Augusto Bittencourt).
Na época, somente houve vagas para Professor da Educação Básica, nos segmentos de: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, Ensino Fundamental – 1º ao 5º Ano e Educação Especial no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Foram aplicadas provas objetivas, prova de redação sobre tema da atualidade na área da Educação, prova prática de Libras (para Professor da área de Educação Especial) e prova de títulos.