O concurso SEED SE 2025 (Secretaria de Estado da Educação de Sergipe) está cada vez mais próximo. Já autorizado pelo governador Fábio Mitidieri, o seletivo terá dois editais: um para Professor da Rede Estadual e outro para a carreira de Analista de Educação.
De acordo com a assessoria da SEED SE, a autorização que cria a Comissão responsável pelos dois novos concursos foi assinada no dia 20 de janeiro de 2025. As oportunidades para o Magistério serão voltadas para Professores da Educação Básica, com lotação em todas as Diretorias Regionais de Educação e no Conservatório de Música.
Já o edital para o cargo de Analista Educacional será lançado para cumprir a recente Lei nº 9.623/2025, que criou essa carreira. Os candidatos poderão disputar vagas nas áreas de Gestão Pedagógica e de Apoio aos Serviços Educacionais; Estudos, Dados e Estatística Educacional; Inovação e Tecnologias Educacionais; e Infraestrutura e Engenharia Educacional.
Previsão de editais do concurso SEED SE

Concurso SEED SE está próximo. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O concurso da Educação de Sergipe prossegue em seus momentos iniciais, não havendo ainda uma data exata para a publicação dos editais. A última novidade foi divulgada no dia 20 de fevereiro de 2025, na Imprensa Oficial de Sergipe.
Estamos nos referindo às Portarias nº 5 e 6/2025, que constituem, oficialmente, as Comissões Especiais de Coordenação dos Concursos.
As principais competências dessas Comissões, conforme o artigo 3º da Portaria, são as seguintes:
I – definir os parâmetros e as etapas do concurso público, em conjunto com a empresa contratada;
II – elaborar edital de abertura do certame;
III – acompanhar as inscrições, bem como a aplicação das provas;
IV – colaborar na resposta a requerimentos e ações judiciais ajuizadas pelos candidatos;
V – realizar atos necessários para a publicação do resultado final e homologação do concurso no Diário Oficial do Estado.
A expectativa, a partir de agora, é de que sejam iniciados os procedimentos administrativos para a definição da instituição organizadora dos concursos. Em breve, traremos detalhes.
De acordo com Fábio Mitidieri, o concurso para os quadros da Educação sergipana é extremamente necessário, uma vez que a última seletiva foi aberta há 12 anos:
Estamos respondendo a uma demanda da sociedade e da categoria. Melhorar a educação estadual é uma meta nossa. Além das reformas nas escolas e quadras, investimos na climatização em programas como o Sergipe no Mundo e, agora, iremos realizar o concurso.
O secretário de Educação de Sergipe, Zezinho Sobral, também comemorou a abertura desses concursos, ao ressaltar que tais iniciativas “complementam o quadro da Educação”:
São os primeiros de uma série que virá em sequência. O governador que mais realizou concursos públicos mostra o compromisso com a área educacional.
Último concurso SEED SE
O último concurso público da SEED de Sergipe foi aberto no ano de 2012, sob os cuidados de uma organizadora já fora de operação: a FUNCAB (Fundação Cargos Augusto Bittencourt).
Na época, somente houve vagas para Professor da Educação Básica, nos segmentos de: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, Ensino Fundamental – 1º ao 5º Ano e Educação Especial no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Foram aplicadas provas objetivas, prova de redação sobre tema da atualidade na área da Educação, prova prática de Libras (para Professor da área de Educação Especial) e prova de títulos.