Processo seletivo Marinha Mercante CFAQ: 15 vagas ofertadas

Processo seletivo Marinha Mercante abre vagas no Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional.

A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia de Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai), divulgou o edital n° 07/2021 do certame para admissão no Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional – Nível 1 (CFAQ-POP 1/MOP 1 T1/2021). Ao todo, o processo seletivo Marinha Mercante terá 15 vagas para profissionais com nível fundamental incompleto.

Sobre o curso

O curso vai selecionar profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas.

Os alunos serão inscritos na categoria Pescador Profissional (POP1) e/ou Motorista de Pesca (MOP 1).

O curso ocorrerá no regime externato (com almoço incluso, mas sem alojamento) e será gratuito, sendo que o aluno terá direito ao material de ensino, que será fornecido por empréstimo.

Ao concluir o curso, caso seja aprovado, o aluno poderá optar pela categoria de Pescador Profissional ou Motorista de Pesca e receberá sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e o certificado modelo DPC-1034.

Conteúdo do curso

A carga-horária total do curso será de 112 horas-aula e será composto pelas seguintes disciplinas:

  • Atividade da pesca I: 12 horas-aula;
  • Condução e operação de embarcação e pesca: 16 horas-aula;
  • Sistema de propulsão a motor diesel: 8 horas-aula;
  • Conhecimentos elementares de primeiros socorros: 20 horas-aula;
  • Técnicas de sobrevivência pessoal: 20 horas-aula;
  • Prevenção e combate a incêndio: 20 horas-aula;
  • Segurança em operações de embarcações de pesca: 12 horas-aula;
  • Tempo reserva e atividade extraclasse: 4 horas-aula.

Processo seletivo Marinha Mercante: requisitos

Confira alguns dos principais requisitos para disputar uma vaga no curso ofertado pela Marinha Mercante:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, com idade mínima de 18 anos*;
  • Possuir escolaridade inferior ao 6º ano do ensino fundamental;
  • Estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, se for o caso;
  • Possuir indicação de empresa de pesca ou de entidades representativas dos pescadores;
  • Não ter sido reprovado em Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ) há menos de dois anos, a contar da data de matrícula no curso.

* Caso as vagas não sejam preenchidas, será admitida a inscrição de candidatos com idade entre 16 e 18 anos, desde que autorizado por pai, tutor ou juiz competente.

Saiba como se inscrever no processo seletivo Marinha Mercante

As inscrições serão realizadas presencialmente ou via Correios na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí – SC, Divisão de Ensino Profissional Marítimos, Rua Prefeito Paulo Bauer, nº 1055, Centro de Itajaí – SC.

As inscrições presenciais poderão ser feitas de segunda a quinta-feira, das 09h às 11h30 e das 13h30 às 16h, e na sexta-feira, das 09h às 11h30. O prazo de inscrição ocorre entre os dias 25 de agosto e 24 de setembro de 2021.

Confira no edital outros detalhes sobre a inscrição, como documentação necessária e forma de pagamento da taxa de inscrição, cujo valor será de R$ 8,00.

Como será a seleção dos candidatos?

A avaliação dos candidatos se dará por meio de teste de suficiência física, etapa de caráter eliminatório. Para realizar o teste, será necessário apresentar atestado médico, conforme modelo disponibilizado no edital.

O teste será de natação, portanto os candidatos deverão comparecer ao local de prova com roupas apropriadas (sunga para homens e maiô inteiro para mulheres).

Esse teste será dividido em duas etapas:

  • Prova de natação, na qual será necessário nadar 25 metros, sem limite de tempo;
  • Prova de permanência dentro d’água, onde o candidato deverá permanecer flutuando, sem qualquer auxílio, pelo tempo mínimo de 10 minutos.

Para convocação dos candidatos aptos para realizar o teste físico, haverá um sorteio que definirá 15 candidatos titulares e 15 candidatos reservas.

Edital do processo seletivo Marinha Mercante e outras dúvidas

O prazo de validade dessa seleção se encerra na data de matrícula no curso.

Para saber mais sobre o certame, consulte o edital completo, que está publicado no site da Marinha do Brasil – Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o processo seletivo Marinha Mercante ou dificuldade em se inscrever, envie uma mensagem para o órgão pelo e-mail [email protected] ou ligue para (47) 3348-0129.

Leia também

você pode gostar também

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais