Bombeiros RS abre até 440 vagas em seletivo para Guarda-vidas

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul abre seleção para Guarda Vidas Civis das Metades Norte e Sul.

Por meio de dois editais MN/SRS/DRH/DA nº GVCT 01 – 2025/2026, o Departamento Administrativo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul lançou novos processos de seleção. Desta vez, o seletivo dos Bombeiros RS prevê a contratação de Guarda-Vidas Civis Temporários.

continua depois da publicidade

No primeiro documento, estão previstas as contratações de Guarda-Vidas Civis Temporários até o limite de 340 vagas para a Metade Norte. Já o segundo edital prevê até o limite de 100 vagas para a Metade Sul. Com isso, o total geral de vagas no certame é de até 440.

Às pessoas negras, já compreendidas as pessoas pretas e pardas, o percentual de vagas reservado é de 16%. As pessoas trans (mulheres trans, travestis e homens trans), bem como as pessoas integrantes dos povos indígenas, terão cota de 1% das vagas.

Leia também

Aos Guarda-Vidas Civis Temporários competirá a execução de funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sob supervisão e comando do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), ao qual os contratados estarão, administrativo e operacionalmente, subordinados. A vigência do contrato será de novembro de 2025 a abril de 2026.

continua depois da publicidade

Inscrições

concursos Rio Grande do Sul

Concursos no Rio Grande do Sul

As inscrições para o processo seletivo Bombeiros RS serão realizadas no período de 27 de agosto até o dia 25 de setembro de 2025, para ambas as modalidades. No momento da inscrição, a pessoa terá que fazer a opção por modalidade, se CAPACITAÇÃO (NOVOS) ou se RECERTIFICAÇÃO (ANTIGOS).

As inscrições serão realizadas por meio do site do CBMRS, bastando localizar a aba Processos Seletivos e depois escolher o link Guarda-Vidas Civis Temporários. Preencha corretamente a ficha de inscrição.

Requisitos e seleção

Para concorrer a uma das vagas, é preciso: ser brasileiro; ter entre 18 e 55 anos; ter certidão negativa de antecedentes criminais; ser aprovado nos exames físico e de saúde; ter concluído o ensino fundamental; estar quite com as obrigações do serviço militar obrigatório; entre outras condições.

continua depois da publicidade

As fases de seleção serão: Habilitação Específica (Exame de Saúde e Mental); Habilitação Específica (Exame de Aptidão Física); Sindicância de Vida Pregressa; e Capacitação Técnica (NOVOS) ou Recertificação Técnica (ANTIGOS).

Durante a realização da 4ª fase (Capacitação Técnica/Recertificação Técnica), as pessoas participantes receberão, mensalmente, uma remuneração no valor de R$ 2.120,00, proporcional ao número de dias do curso.

Leia os editais completos no site do CBMRS e no site do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, em sua edição de 26 de agosto de 2025, a partir da página 79.

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade