Foi aberta a minuta edital para ingresso no Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) no estado do Rio Grande do Sul. O concurso Brigada Militar RS oferece 120 vagas de caráter imediato para carreiras de Oficiais.
Dentro do total disponibilizado já estão reservadas as oportunidades para pessoas negras, pessoas trans e pessoas indígenas. Toda a organização do certame está sob a responsabilidade da banca IBADE.
Detalhes das vagas
As vagas são para inclusão no Quadro de Oficiais de Estado-Maior por meio do CPSM, que terá duração máxima de dois anos. Ao longo desse período, os candidatos aprovados serão Alunos-Oficiais e, após a graduação, assumirão o Primeiro Posto do Quadro, com remuneração de R$ 21.513,44 mensais.
Para concorrer às oportunidades do concurso Brigada Militar RS, é preciso ter:
- Nacionalidade brasileira;
- Idade máxima de 29 anos;
- Altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres;
- Curso superior em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito);
- Saúde física e psíquica;
- Conduta ilibada;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B;
- entre outros requisitos.
Faça sua inscrição

Veja como participar do concurso Brigada Militar RS. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O período de inscrição foi aberto e seguirá disponível até as 17h do dia 05 de maio de 2025 pela Internet. A solicitação para ingressar no certame deverá ser realizada por meio do site do IBADE.
Nesse portal, onde também está o edital completo com todas as regras, deve ser preenchido o formulário eletrônico. Depois disso, é necessário emitir o boleto e pagar taxa para confirmar a candidatura.
O valor cobrado é de R$ 270,84 por pessoa. O edital não traz informações sobre isenção ou redução desse custo.
Prova objetiva
A primeira etapa do concurso Brigada Militar RS será uma prova objetiva, prevista para ser aplicada no município de Porto Alegre, no dia 29 de junho de 2025. De acordo com o edital, a avaliação terá duração máxima de cinco horas.
Os participantes deverão responder 80 questões de múltipla escolha acerca de: Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Extravagante e Direitos Humanos, Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Legislação Aplicada à Função.
Para ser considerado aprovados, os candidatos precisam obter nota igual ou superior a 60 pontos, atingindo o número mínimo de acertos necessários em cada disciplina.
Outras etapas
O exame de capacidade intelectual do concurso Brigada Militar RS, além da prova objetiva, também vai contar com outras três etapas. A prova discursiva será composta por 10 questões abertas sobre conteúdo específico, com prazo de quatro horas para resolução dos itens.
Já a prova oral será feita por meio de arguição acerca de tema sorteado, que pode tratar de uma destas áreas temáticas: Direito Administrativo, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar.
A última etapa será uma prova de títulos, em que os participantes receberão nota por diplomas de pós-graduação em níveis de Especialização, Mestrado e Doutorado.
Demais fases
Após finalizada as etapas da fase do exame de capacidade intelectual, os candidatos ainda deverão participar das seguintes fases: exame de saúde (eliminatória), exame de capacitação física (eliminatória) e avaliação psicológica (eliminatória).