Rio Grande do Sul

CBM - RS abre 440 vagas em dois editais de seletivo

Dois editais lançados para o processo seletivo CBM RS com oportunidades para guarda-vidas civis temporários.

O processo seletivo CBM RS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) lançou dois editais de processos seletivos simplificados para a contratação de 440 guarda-vidas civis temporários. A seleção será regida pelo regime estatutário, com oportunidades nas metades norte e sul do estado.

O edital MN/SRS/DRH/DA nº GVCT 01 – 2024/2025 destina-se à Metade Norte, enquanto o edital MS/SRS/DRH/DA nº GVCT 01 – 2024/2025 abrange a Metade Sul. A validade do certame será de até seis meses, conforme as necessidades do CBM RS.

Vagas do processo seletivo CBM RS

O processo seletivo CBM RS oferece ao todo 440 vagas, sendo:

Leia também
  • O edital MN/GVCT 01 – 2024/2025 - para a Metade Norte oferece até 340 vagas para guarda-vidas civis temporários, distribuídas entre funções em águas internas (60 vagas) e águas de mar (280 vagas);
  • O edital MS/GVCT 01 - 2024/2025 - para a Metade Sul, são ofertadas 100 vagas, sendo 30 para águas internas e 70 para águas de mar, também contemplando reservas legais.

As vagas serão divididas entre ampla concorrência e cotas reservadas, conforme o Decreto n° 56.229/2021. As funções são voltadas para atividades de salvamento aquático, sob supervisão direta do CBM RS, e os contratos terão duração de novembro a abril, podendo ser ajustados conforme a demanda.

Como realizar as inscrições

As inscrições para ambos os editais estarão abertas de 17 de setembro até as 23h59 de 16 de outubro de 2024. Os candidatos devem acessar o site do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM RS), escolher a opção "Guarda-Vidas Civis Temporários".

No ato da inscrição, o candidato deve escolher a modalidade de participação, podendo optar entre "Capacitação" para novos candidatos ou "Recertificação" para aqueles que já possuem experiência.

É preciso selecionar também a região de atuação (Metade Norte ou Sul) e o tipo de águas (internas ou de mar).

Etapas da seleção CBM RS

O processo seletivo será composto por quatro fases. A primeira fase envolve a realização de exames de saúde e mental, de caráter eliminatório. A segunda fase será o exame de aptidão física, que terá caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos deverão realizar exercícios que testam sua resistência e capacidade física para o salvamento aquático.

A terceira fase consistirá em uma sindicância de vida pregressa, na qual será verificado o histórico pessoal do candidato. Por fim, a quarta fase será a capacitação ou recertificação técnica, com carga horária variável conforme a modalidade escolhida. Essa etapa incluirá provas teóricas e práticas, além de um estágio supervisionado.

Mais informações

Para ler os editais completos, os interessados podem acessar o site do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (DOE MG), publicado em 16 de setembro de 2024, a partir da página 125 (edital metade norte) e a partir da página 141 (edital metade sul).