O processo seletivo CBM RS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) anunciou dois editais para a contratação de até 440 Guarda-Vidas Civis Temporários. Há oportunidades nas metades norte e sul do estado.
O edital MN/SRS/DRH/DA nº GVCT 01 – 2024/2025 destina-se à Metade Norte, enquanto o edital MS/SRS/DRH/DA nº GVCT 01 – 2024/2025 abrange a Metade Sul. Os contratos serão regidos pelo regime estatutário e terão vigência de novembro a abril, podendo haver redução do prazo, de acordo com as necessidades do CBM RS.
Vagas do processo seletivo CBM RS
O processo seletivo CBM RS oferece ao todo 440 vagas, sendo:
- O edital MN/GVCT 01 – 2024/2025 - para a Metade Norte oferece até 340 vagas para Guarda-Vidas Civis Temporários, distribuídas entre funções em águas internas (60 vagas) e águas de mar (280 vagas);
- O edital MS/GVCT 01 - 2024/2025 - para a Metade Sul oferta até 100 vagas para Guarda-Vidas Civis Temporários, sendo 30 para águas internas e 70 para águas de mar.
As vagas serão divididas entre ampla concorrência e cotas reservadas, conforme o Decreto n° 56.229/2021. As funções são voltadas para atividades de salvamento aquático, sob supervisão direta do CBM RS.
Como realizar as inscrições
As inscrições para ambos os editais estarão abertas de 17 de setembro até as 23h59 de 16 de outubro de 2024. Os candidatos devem acessar o site do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM RS) e escolher a opção "Guarda-Vidas Civis Temporários".
No ato da inscrição, o candidato deve escolher a modalidade de participação, podendo optar entre "Capacitação" para novos candidatos ou "Recertificação" para aqueles que já possuem experiência.
É preciso selecionar também a região de atuação (Metade Norte ou Sul) e o tipo de águas (internas ou de mar).
Etapas da seleção CBM RS
O processo seletivo será composto por quatro fases. A primeira fase envolve a realização de exames de saúde e mental, de caráter eliminatório. A segunda fase será o exame de aptidão física, que terá caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos deverão realizar exercícios que testam sua resistência e capacidade física para o salvamento aquático.
A terceira fase consistirá em uma sindicância de vida pregressa, na qual será verificado o histórico pessoal do candidato. Por fim, a quarta fase será a capacitação ou recertificação técnica, com carga horária variável conforme a modalidade escolhida. Essa etapa incluirá provas teóricas e práticas, além de um estágio supervisionado.
Mais informações
Para ler os editais completos, os interessados podem acessar o site do Diário Oficial do Rio Grande do Sul (DOE RS), publicado em 16 de setembro de 2024, a partir da página 125 (edital metade norte) e a partir da página 141 (edital metade sul).