Concurso Prefeitura de Porto Alegre – RS: edital e inscrição

Concurso Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, será realizado pela Fundação La Salle. Confira os requisitos para concorrer.

No estado do Rio Grande do Sul, foi anunciado o concurso Prefeitura de Porto Alegre nº 719, que será realizado sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação La Salle. São 23 vagas em disputa, todas elas destinadas a profissionais de nível médio, e a contratação ocorrerá conforme as normas do regime estatutário.

continua depois da publicidade

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação final. Esse prazo poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Cargo ofertado no concurso público

São 23 vagas em disputa e há oportunidades reservadas para pessoas com deficiência (3 vagas) e para pessoas negras (6 vagas). Todas elas são para o cargo de Guarda Municipal.

Leia também

Para concorrer às vagas, o candidato deverá possuir:

continua depois da publicidade
  • Ensino médio completo;
  • Carteira Nacional de Habilitação categoria B;
  • Idade máxima de 25 anos até a data de abertura das inscrições.

Pelo cumprimento da jornada de 30 horas semanais, os profissionais receberão o vencimento de R$ 1.398,50. Além disso, há outros benefícios:

  • Gratificação por risco de vida de 30% sobre o vencimento básico inicial;
  • Regime de Tempo Integral - RTI (se necessário), com carga horária de trabalho de 40 horas semanais e acréscimo de 50% sobre o vencimento básico inicial;
  • Vale-alimentação;
  • Vale-transporte facultativo e subsidiado;
  • Plano de saúde facultativo e subsidiado.

Como participar do concurso Prefeitura de Porto Alegre?

Os interessados devem se inscrever pelo site oficial da Fundação La Salle. As inscrições iniciam no dia 28 de junho e poderão ser realizadas até as 17h do dia 27 de julho de 2022.

continua depois da publicidade

Para aqueles que não tiverem acesso à internet, será disponibilizado um local com computador na sede da Fundação Lasalle, que fica na Av. Getúlio Vargas, nº 5558, Sala 105, Centro de Canoas - RS. O atendimento é das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 98,72 e poderá ser solicitada a isenção desse valor pelo candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que seja membro de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente.

Concurso Prefeitura de Porto Alegre: etapas

O concurso público será composto por quatro etapas:

continua depois da publicidade
  1. Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Testes de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório e classificatório;
  3. Avaliação psicológica, de caráter eliminatório e classificatório;
  4. Curso de Armamento e Tiro, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de setembro de 2022 e será composta por 60 questões, distribuídas da seguinte forma:

Essa prova valerá 120 pontos, de forma que cada questão da prova valerá 2 pontos. Para ser aprovado nessa etapa, o candidato deverá obter a nota mínima de 60 pontos e acertar pelo menos 50% das questões de cada disciplina.

Os candidatos melhores classificados na prova objetiva, conforme critérios estabelecidos em edital, serão convocados para o TAF. Esse teste é composto por quatro provas:

  1. Teste de impulsão;
  2. Teste de força de membros superiores (apoio sobre o solo e barra fixa);
  3. Teste de resistência abdominal;
  4. Teste de capacidade aeróbica.

Confira o edital do concurso Prefeitura de Porto Alegre para saber os detalhes das etapas de avaliação psicológica e do curso de armamento e tiro.

Critérios de desempate

Se ocorrer empate na pontuação obtida por dois ou mais candidatos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate para fins de classificação, nesta ordem:

  1. Candidato com idade igual ou superior a 60 anos, considerando a data de aplicação da prova objetiva, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
  2. Candidato com a maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;
  3. Candidato com a maior nota na prova de Língua Portuguesa;
  4. Candidato com a maior nota na prova de Raciocínio Lógico;
  5. Candidato que tiver exercido a função de jurado criminal, conforme o art. 440 da Lei Federal nº 11.689/2008;
  6. Candidato que for o vencedor do sorteio público a ser realizado.

Mais informações

Para saber mais informações sobre o concurso Prefeitura de Porto Alegre consulte o edital completo. Havendo dúvidas, contate a banca organizadora pelos telefones (51) 3031-3169 ou 3031- 3170 ou pelo e-mail selecao@fundacaolasalle.org.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade