Concurso SEDUC RS 2021: previstas 1.500 vagas

Concurso SEDUC RS: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul pode preencher 1.500 novas vagas em 2021. Governo planeja agenda de certames.

O governo do estado do Rio Grande do Sul vem preparando uma agenda de concursos públicos para diversos setores. E nessa agenda de renovação dos quadros não ficará de fora o próximo concurso SEDUC RS.

continua depois da publicidade

O governador Eduardo Leite e secretários estaduais fizeram uma transmissão ao vivo no dia 14 de janeiro de 2021, abordando principalmente a elaboração de um plano de reposição de "servidores civis relacionados aos serviços essenciais e às áreas meio".

  • Apostilas preparatórias SEDUC RS
  • Leia também

Ao todo, serão preenchidas, no decorrer dos próximos anos, 3.429 vagas em concursos públicos, além de 259 nomeações.

Abaixo você acompanha como será o concurso específico para a SEDUC RS. Mas lembramos que em nosso site há notícias sobre os outros concursos previstos no Rio Grande do Sul.

continua depois da publicidade

Situação atual do concurso SEDUC RS

A assessoria do governo do Rio Grande do Sul nos confirmou que a Secretaria da Educação está autorizada a contratar 1,5 mil vagas para Professores. Os trâmites para realização da seleção realmente estão caminhando, isso porque a comissão organizadora já foi nomeada no dia 16 de março de 2021, por meio da Portaria  nº 47/2021.

Segundo informativo oficial, há "elevado número de aposentadorias, com 3.463 publicadas em 2019 e 559 publicadas em 2020. Outras 2 mil aguardam análise e publicação, sendo necessária a substituição do quadro para o atendimento às 2.384 unidades escolares".

continua depois da publicidade

Eduardo Leite disse no pronunciamento que o governo está se empenhando para realização de "novos concursos públicos e nomeações para repor quadros em serviços essenciais". Sem dúvidas, um desses serviços é a Educação.

Essa informação é importante para os próximos passos do certame prosseguirem. O edital poderá ser publicado nos próximos meses.

Despesa com concursos será "diluída por diversos anos"

Apesar do anúncio de que tanto as reposições imediatas quanto as autorizações de novos concursos estarem autorizadas pelo Grupo de Assessoramento Especial (GAE), a despesa estimada será "diluída por diversos anos".

continua depois da publicidade

Dessa forma, os candidatos devem ter em mente que nomeações futuras ou aberturas de concursos serão analisadas com equilíbrio, para que os reflexos fiscais não se tornem um fardo para a administração.

A assessoria do governo informou ainda que os futuros novos servidores ingressarão num novo regime de previdência.

Os outros concursos previstos no Rio Grande do Sul serão para a Saúde (948 vagas), PGE (19 vagas), FOSPA (16 vagas), IPE PREV (72 vagas), IPE SAÚDE (98 vagas), CEASA (10 vagas) e SPGG (676 vagas).

Quanto às nomeações, serão as seguintes:

  • SEFAZ: 220 cargos; e
  • SPGG: 39 cargos.

Último concurso SEDUC RS

O último concurso para Professores da SEDUC RS foi realizado no ano de 2013. Até o ano de 2017 houve um total de 9.469 servidores, mas o governo informa que existem cerca de 19.980 docentes atuando com contratos temporários.

O certame foi coordenado pela FDRH e regido pelo edital n° 01/2013. Foram disponibilizadas 10.000 vagas distribuídas entre as cidades de:

Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Cruz Alta, Uruguaiana, Osório, Guaíba, Bagé, Santo Ângelo, Erechim, Bento Gonçalves, Santa Rosa, Rio Grande, Santana do Livramento, Palmeira das Missões, Três Passos, Vacaria, Cachoeira do Sul, Soledade, Canoas, Gravataí, São Luís Gonzaga, São Borja, Ijuí e Carazinho.

Os salários variavam de R$ 488,52 a R$ 1.355,64, por jornada de 20 horas semanais.

As vagas foram para as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Básica: Etapas e Modalidades, Educação Profissional e suas Tecnologias (Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Controle e Processos Industriais, Infraestrutura, Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, Saúde, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e Eixo Interdisciplinar).

Todos os inscritos foram avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório, e de uma prova de títulos, de caráter classificatório.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade