O processo seletivo da ELETRONUCLEAR S.A., no estado do Rio de Janeiro, publicou 60 oportunidades para estudantes de nível médio, por meio do edital disponibilizado no portal do Diário Oficial da União, edição do dia 18 de novembro de 2025.
Conforme apresentado pelo documento, o programa disponibiliza duas formações principais: Eletricista Industrial e Assistente de Logística, ambas com carga horária total de 800 horas, com remuneração correspondente ao salário-mínimo-hora regional.
Além disso, o Programa de Jovem Aprendiz oferece vale-alimentação, vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais. A jornada de aprendizagem será de quatro horas diárias em horário previamente estabelecido, com acompanhamento contínuo durante o curso.
Como funciona o Programa de Aprendizagem?
Cada curso informado engloba módulos específicos que preparam o aprendiz para atuar em ambientes industriais, com conteúdos relacionados a eletricidade, eletrônica, logística, gestão de estoque e planejamento operacional.
As aulas serão realizadas em unidades anexas ao Centro de Treinamento da Eletronuclear, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. Para se inscrever, o estudante deverá cumprir os requisitos previstos, entre eles:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter entre 15 e 17 anos no momento da inscrição;
- Estar frequentando ou concluído curso regular de ensino médio;
- Ser morador dos municípios de Angra dos Reis, Paraty ou Rio Claro – no Rio de Janeiro.
Inscrições

ELETRONUCLEAR S.A. abre oportunidade remunerada para estudantes. Foto: Montagem / Concursos no Brasil
O edital determina que as inscrições serão gratuitas e feitas de forma online, no site da própria empresa, começando em 24 de novembro de 2025. O candidato deve preencher todos os dados solicitados no formulário e aguardar o e-mail de confirmação.
A empresa reforça que só serão validadas 180 inscrições iniciais, seguindo a ordem de envio e conferência das informações declaradas. O edital não informa um período final de inscrição, sendo mencionado que o mesmo será fechado após o preenchimento das 180 vagas.
Avaliação e seleção
A seleção da ELETRONUCLEAR S.A. contará com prova presencial (com duração de até 1h30min) com horário e data específica para cada participante, a ser aplicada na unidade Firjan SENAI de Angra dos Reis, composta por questões de Português e Matemática.
O edital também estabelece critérios específicos para a classificação final. A ordem das vagas seguirá a pontuação obtida na prova objetiva, somada aos pontos extras concedidos a alunos de escola pública e inscritos no Cadastro Único – CadÚnico.
Os aprovados serão chamados conforme a ordem de classificação, respeitando as vagas gerais e as destinadas a candidatos com deficiência, negros, indígenas e quilombolas, conforme as legislações específicas. Mais detalhes podem ser lidos na íntegra do edital.
Contratação e edital
Para efetivar a contratação, o processo seletivo da ELETRONUCLEAR S.A. prevê o envio de documentos digitalizados e a realização de exames médicos antes da assinatura do contrato. Os jovens aprovados deverão comparecer à empresa em janeiro de 2026.
No ato de comparecimento, é necessário que os selecionados estejam acompanhados de um responsável – quando menores de idade – para formalizar o vínculo e, em seguida, efetivar a matrícula no SENAI. O regimento completo está publicado no site do DOU.