Um novo concurso Bombeiros RJ (Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro) pode ser lançado muito em breve. Diferentemente do certame que está em andamento, a seleção prevista deve contemplar funções de Oficiais no setor administrativo.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca que irá cuidar da “coordenação, organização, planejamento e execução” do certame. No dia 15 de julho, a FGV foi anunciada como a empresa escolhida.
Um mês depois, nesta sexta-feira (15/08), a Secretaria de Estado de Defesa Civil divulgou o extrato de instrumento contratual com a banca. De acordo com o documento, o contrato foi firmado pelo valor de R$ 417.390,00 e terá vigência de 12 meses.
Durante esse prazo, a FGV deverá publicar o edital, abrir as inscrições, aplicar as etapas de seleção e homologar os resultados da seleção, “visando ao provimento de vagas para o Curso de Habilitação ao Oficialato Administrativo e Especialista (CHOAE)”.
Vale ressaltar que essa instituição já tem bastante experiência em organizar certames como este, visto que foi responsável pelos editais de 2021, 2022 e 2023.
O que esperar: requisitos

Concurso Bombeiros RJ 2025 será organizado pela FGV. Foto: montagem / Pexels – CanvaPRO
O certame está em fase de estudo e elaboração, devendo ser publicado ainda em 2025 com oportunidades para Oficiais Administrativos e Oficiais Especialistas. Normalmente, para ingressar no CHOAE é necessário ter nível médio completo.
Isso porque o curso é uma graduação que permite aos participantes receberem título de nível superior, além de serem preparados para funções específicas dentro do Corpo de Bombeiros. Outros requisitos que costumam aparecer nos editais:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
O que esperar: etapas
Os editais do concurso Bombeiros RJ seguem alguns padrões de classificação. Para ingressar no Curso de Oficiais, primeiro os participantes da seleção precisam ser aprovados nas etapas de:
Exame Intelectual: geralmente aplicado no formato de prova objetiva, mas pode contar também com prova discursiva de redação.
Teste de Aptidão Física: candidatos são avaliados numa série de exercícios como flexão abdominal, flexão de braço, corrida e outros.
Exame de Saúde: os concorrentes passam por avaliação de uma junta médica e também precisam entregar exames de sangue, imagem, urina e outros.
Exame Documental: são exigidos os documentos pessoais e certificados de escolaridade, aperfeiçoamento, experiência profissional para conferir se os participantes cumprem os requisitos.