O novo concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), para reposição de 2.000 vagas em 2026, já está confirmado. O governador Cláudio Castro, em vídeo postado em seu perfil oficial do Instagram, disse que os candidatos interessados já podem começar a se preparar:
Olá, gente, olha só, mais uma boa notícia: você, que sonha em fazer parte da Polícia Militar, da nossa ‘família azul’, 2026 é ano de concurso. São mais 2.000 vagas. Vocês sabem que nós somos o governo que mais fez concurso (Polícia Civil, Polícia Militar, AGENERSA, Controladoria, Procuradoria, enfim). (…) Então, se prepare, estude e venha trabalhar com a gente!
Apesar do anúncio de Cláudio Castro, uma informação anterior da Assessoria de Imprensa da PMERJ assegurou que em 2026 será realizado concurso para a seleção de 4 mil candidatos, e não para 2 mil. Estamos aguardando uma confirmação da PMERJ para dar certeza sobre qual o quantitativo correto.
Provavelmente, ocorrerá o mesmo fenômeno observado no concurso de 2024, que foi aberto, inicialmente, para a ocupação de 2 mil vagas, mas que, ao longo de sua validade, houve chamada de excedentes, totalizando 4 mil candidatos aprovados.
Requisitos e remuneração PMERJ

Previsão do concurso PMERJ 2026. Foto: montagem / Concursos no Brasil
Para disputar uma das vagas de Soldado do futuro concurso da PMERJ, é preciso atender a uma série de requisitos. Os principais são: ensino médio completo; idade entre 18 e 32 anos, completos até o primeiro dia de inscrição; altura de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m para candidatos do sexo feminino; e possuir CNH a partir da categoria B.
No concurso de 2024, organizado pela FGV, a remuneração mensal, no estágio de aluno do Curso de Formação, foi de R$ 2.956,41. Após o CFSd, já na condição de Soldado PMERJ, o valor passou a ser de R$ 5.233,88.
A escala de serviço militar obedece ao interesse público, de acordo com as necessidades da PMERJ. Ela segue normas próprias da corporação em horários diversos (diurno, noturno e em regime de sobreaviso ou prontidão) com o intuito de praticar a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.
Como foram as provas
O concurso de 2024 foi composto por nove etapas. As três primeiras foram a prova escrita objetiva, a prova escrita discursiva (redação) e o preenchimento do FIC, para verificação dos requisitos de inscrição.
As etapas 4, 5 e 6 foram o exame antropométrico, o teste de aptidão física e o exame psicológico. Por fim, foram realizados o exame de saúde (7ª etapa), o exame social e toxicológico (8ª) e a avaliação documental (9ª).
Para saber mais, acesse o edital no site oficial da Fundação Getúlio Vargas, além de acompanhar as atualizações que vêm sendo publicadas.