Com fundamento nas regras expostas pelo edital nº 002/DSEA/2021, foi lançado o novo concurso UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A meta é o preenchimento de 15 vagas para o cargo de Técnico Universitário Superior, no perfil de Comunicador Social.
As áreas de formação disponíveis são: Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. O vencimento básico oferecido no edital é de R$ 4.800,00, para atuação numa jornada semanal de 40 horas.
Vale ressaltar que será somado ao vencimento básico o auxílio-alimentação de R$ 600,00. Além disso, os servidores que forem efetivados poderão ter acesso a adicional de qualificação.
Saiba como se inscrever no concurso UERJ
As inscrições ficarão abertas de 14 de outubro a 03 de novembro de 2021, por meio da página de seleções da UERJ, onde encontra-se toda a documentação do certame, inclusive o edital.
Após a leitura atenta do edital, caso restem dúvidas, entre em contato com o Departamento de Seleção Acadêmica – DSEA/PR1, Rua São Francisco Xavier 524, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, bloco F, sala 1141, ou por e-mail comunicador@dsea.uerj.br.
Etapas do concurso UERJ
O concurso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro compreenderá as seguintes etapas:
- Provas objetiva e de redação;
- Exame médico admissional;
- Entrega da documentação exigida para nomeação.
A prova, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para ser aplicada no dia 30 de janeiro de 2022 e será composta de 35 questões objetivas de múltipla escolha e de uma redação, com pontuação total de 100 pontos. Os conteúdos cobrados nas questões objetivas serão:
- Língua Portuguesa;
- Comunicação;
- Conhecimentos específicos de cada área (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas).
O critério para não ser reprovado é não zerar em qualquer das provas aplicadas. Na avaliação da prova dissertativa, o edital prevê o seguinte:
Para correção da prova de Redação, o DSEA utiliza o sistema de dupla correção, pelo qual dois professores com comprovada experiência na disciplina atribuem graus à mesma prova, sem se comunicarem. Se houver diferença entre as notas, um terceiro
avaliador, membro da banca de elaboração da prova, recorrige a prova e dá a nota final. Não há quaisquer marcações na prova porque se trata de um documento produzido em um concurso público e, portanto, não pode ser modificado; além desse motivo, a correção é “cega”, ou seja, um avaliador não pode ter o menor indício da avaliação do outro.
Edital e validade do concurso UFRJ
Todas as informações, como já enfatizamos acima, devem ser conferidas no edital completo e suas atualizações. Para isso, basta acessar o site da UFRJ.
O concurso público da universidade pública fluminense terá uma validade padrão inicial de até dois anos, contada após sua homologação. Há possibilidade de ser prorrogado, se for da necessidade da UFRJ.