O novo edital do concurso Inca, Instituto Nacional de Câncer “José Alencar Gomes da Silva”, no Rio de Janeiro, pode ser lançado em 2021. O pedido já foi encaminhado pelo Instituto ao Ministério da Saúde em 2020 e agora resta aguardar que a pasta o encaminhe para o Ministério da Economia.
Sem concurso há quatro anos, o Inca já havia tentado pedir vagas para 2020, em solicitação feita no ano passado, mas não obteve retorno positivo.
O Inca é um órgão auxiliar do Ministério da Saúde. Os seus recursos humanos atuam no desenvolvimento de ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.
Entre os serviços prestados, estão: assistência médico-hospitalar aos pacientes com câncer, complementando o que já é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS); prevenção do câncer, detecção precoce, formação de profissionais, pesquisas e levantamento de dados epidemiológicos.
Situação atual do concurso Inca
Com pedido encaminhado para o Ministério da Saúde, a expectativa é de que o concurso Inca venha a ser autorizado para o próximo ano (2021).
Para que isso pelo menos seja analisado, o Ministério da Saúde necessitará encaminhar o processo ao Ministério da Economia. O prazo para isso se encerrou no mês de maio de 2020.
Concurso Inca: cargos e vagas
Ainda não foi divulgado o número exato de vagas que foram solicitadas para um possível concurso Inca, nem quais os cargos previstos.
No último edital do Inca, que ofertou remuneração inicial entre R$ 5.821,50 e R$ 10.694,23, mais auxílio, os cargos foram os seguintes:
Nível Superior
Analista em Ciência e Tecnologia Júnior (áreas de Gestão de Projetos em Pesquisa e Prevenção do Câncer e Informação Técnico-Científica em Prevenção e Controle do Câncer), Analista em Ciência e Tecnologia Pleno (área de Engenharia de Infraestrutura – Engenharia Civil), Tecnologista Júnior (áreas de Medicina – Neurologia Pediátrica, Enfermagem- CTI Pediátrico e Medicina – Emergência).
Nível médio/técnico
Técnico de Controle de Qualidade em Radiação Ionizante, Técnico de Laboratório Imunogenética, Técnico em Radioterapia e Técnico de Informação em Saúde e Registro de Câncer.
Último concurso Inca
Lançado em 2016, o último edital de concurso Inca tinha o objetivo de preencher 26 vagas e formar cadastro reserva em cargos efetivos da Carreira de Ciência e Tecnologia do quadro do Ministério da Saúde.
O certame foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). A sua validade foi expirada em 31 de maio de 2019.
Etapas do concurso Inca
Os candidatos inscritos em 2016 passaram por:
- Provas objetivas de múltipla escolha, para todos os cargos, sobre Língua Portuguesa, Saúde Pública – Legislação do SUS e Conhecimentos Específicos;
- Provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos: um estudo de caso sobre tema constante do conteúdo programático de Conhecimentos Específicos para cada cargo/área; e
- Avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório, para todos os cargos.
Todas as etapas aconteceram no Rio de Janeiro.
Na etapa de avaliação de títulos, foram pontuados documentos que comprovassem:
- A experiência, por ano completo, no exercício profissional na área pretendida;
- As publicações técnicas ou tecnológicas na área afim (manuais, relatórios e outros);
- Os artigos completos publicados em periódicos científicos, ou anais de congresso;
- O doutorado, mestrado ou especialização.