Concurso IBAMA: edital até janeiro de 2025; serão 260 vagas

Concurso IBAMA 2024/2025 terá um total de 260 vagas para Analistas Administrativos e Analistas Ambientais. Verifique se você tem o perfil para concorrer.

Uma excelente notícia sobre o próximo concurso IBAMA foi, enfim, publicada no dia 3 de julho de 2024, por meio da edição extra do Diário Oficial da União. É que saiu a portaria nº 4.677/2024, autorizando o preenchimento de 260 vagas para o quadro de pessoal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
A portaria assinada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que serão providos 130 cargos de Analista Administrativo e 130 cargos de Analista Ambiental. Veja todos os detalhes nesta notícia.

Quando sairá o edital IBAMA

Leia também
De acordo com a portaria MGI Nº 4.677/2024, o concurso IBAMA será voltado para servidores de nível superior. Alerta ainda, como é de praxe nesse tipo de documento, que "o provimento dos cargos dependerá de autorização do MGI, e está condicionado à homologação do resultado final e à declaração do ordenador de despesa responsável".
Os próximos passos depois dessa portaria são a escolha da instituição organizadora e, consequentemente, a publicação do edital normativo. O prazo dado para que o regulamento venha a público é de até seis meses, isto é, até 2 de janeiro de 2025.
O último concurso público do órgão foi lançado no ano de 2021, sendo organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Logo, é provável que a mesma organizadora esteja na disputa pelo próximo edital.

Remuneração

Os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental do IBAMA são voltados, como dissemos, para quem tem nível superior em qualquer área. Na última seletiva, de 2021, a remuneração foi de R$ 8.547,64, valor que já incluía a GDAEM e o auxílio-alimentação, para jornada de 40 horas semanais.

Inscrições

As inscrições do concurso para os mesmos cargos de 2021, processadas pelo Cebraspe, custaram R$ 102,00. Todo o processo foi realizado de forma remota, pela página oficial da banca.

continua depois da publicidade

Ao todo, foram registradas 151.062 inscrições de ampla concorrência, 368 inscrições para pessoas com deficiência e 21.145 inscrições para outros cotistas.

Provas IBAMA

A seleção coordenada pelo Cebraspe em 2021 foi composta pelas etapas de provas objetivas e de prova discursiva, que aconteceram em todos os 26 estados da Federação, além do Distrito Federal.

Na parte de avaliação objetiva, foram aplicadas 50 questões de certo ou errado de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Já a avaliação discursiva contou com a redação de um texto dissertativo de até 30 linhas sobre temas de Conhecimentos Específicos.

Mais informações

Os candidatos podem conferir a documentação vasta e completa do concurso IBAMA de 2021 diretamente na página eletrônica do Cebraspe. Afinal de contas, este é o melhor ponto de partida para seus estudos.

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade