Foi anunciada pelo governo federal, nesta segunda-feira, dia 1º de julho de 2024, a abertura de 3.184 novas vagas para o Programa Mais Médicos. Dessa vez, a novidade do edital Mais Médicos é a disponibilização de vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, contemplando as populações negra, quilombola e indígena.
A ministra Nísia Trindade Lima disse em sua página na rede social X que o próximo edital do Programa permitirá repor vagas e fazer a diferença na Saúde da Família. Veja o anúncio:
Vagas do Mais Médicos 2024
A meta do governo federal, com a abertura do novo edital Mais Médicos, é ampliar a rede de brasileiros contemplados com o Programa. Espera-se que, com a contratação desses mais de 3,1 mil Médicos, aproximadamente 10,6 milhões de cidadãos sejam beneficiados.
Outro ponto a ser destacado na abertura do novo edital é que, além de ampliar as cotas, existe a meta de levar mais profissionais médicos para as chamadas “regiões prioritárias e de vulnerabilidade social”.
Durante cumprimento de agenda na Bahia, a ministra Nísia Trindade, ao lado do presidente Lula e de autoridades locais, lembrou que esse estado nordestino será contemplado com 248 vagas:
“Temos 248 vagas na Bahia no Programa Mais Médicos. O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia ainda 12 mil médicos. Com esse edital, nós retomamos a nossa meta dos 28 mil médicos”. Pela primeira vez o edital é feito seguindo a política de cotas aprovada em lei que é prioridade do governo federal. Cumprimos, assim, a nossa visão de inclusão, por isso fico muito feliz de fazer este anúncio.
Quanto às cotas, o Programa Mais Médicos 2024 será diferenciado. O percentual mínimo de cotas para grupos étnico-raciais será de 20%, devendo ser consideradas ainda as seguintes proporções:
- Municípios com oferta de duas vagas: 50%;
- Municípios com oferta de três a 10 vagas: 20%; e
- Municípios com oferta de mais de 10 vagas: 20%.
Vale ressaltar que, além dessas cotas acima expostas, estará garantido o acesso, por meio da lei de cotas específica, das pessoas com deficiência (PcD), que terão 9% do total das vagas.
Requisitos e bolsa
O edital do novo concurso Mais Médicos 2024 será aberto, prioritariamente, para todos os profissionais médicos brasileiros, inclusive os brasileiros que obtiveram o diploma no exterior.
Também serão dadas oportunidades para médicos estrangeiros, que poderão atuar com o RMS (Registro do Ministério da Saúde).
Como contrapartida financeira, os profissionais aprovados e contratados terão acesso a bolsa-formação no valor de R$ 14.058,00 por mês, que poderá durar por quatro anos (48 meses).