A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou o extrato do seu edital nº 7 para contratação de docente por tempo determinado. O processo seletivo UFPI oferece vaga para atuação no Centro de Ciências da Educação “Prof. Mariano da Silva Neto”.
A lotação é especificamente no Departamento de Fundamentas da Educação. A oportunidade é para o cargo de Professor Substituto, correspondente à Classe de Auxiliar Nível I.
A oferta é para atuação na área de Fundamentos Políticos e Administrativos da Educação. Para concorrer deve ser exigido nível superior com habilitação para a área específica.
Período de inscrição

Extrato do processo seletivo UFPI não informa sobre taxa de inscrição. Foto: Montagem / Concursos no Brasil
O período de inscrição previsto no extrato do edital é de seis dias e ficará aberto entre 02 e 08 de outubro de 2025. De acordo com o documento, a abertura será às 8h do primeiro dia, e o encerramento às 18h da data final.
A solicitação deverá ser realizada de maneira exclusivamente online por meio do e-mail seletivo.defe.fpae.2024@gmail.com. Para concorrer, os interessados deverão enviar mensagem eletrônica com a ficha de inscrição e documentação comprobatória.
Etapas de classificação
Os detalhes acerca das avaliações serão descritos no edital oficial. No entanto, já se sabe que a classificação do processo seletivo UFPI será feita em duas etapas. A primeira consistirá numa prova didática.
Os participantes provavelmente deverão entregar um plano de aula e ministrar uma aula para banca examinadora, com o objetivo de demonstrar seus conhecimentos e habilidades docentes.
Já a segunda fase será no formato de prova de títulos, que deve pontuar certificados de formação acadêmica, cursos complementares e experiência profissional.
Acesso ao edital
O edital completo do processo seletivo UFPI ficará disponível para leitura no site oficial da Universidade. É importante fazer a leitura desse documento antes de se candidatar.
A versão resumida do edital, com as informações preliminares, foi publicada por meio do extrato no Diário Oficial da União, neste link.