Foi anunciada pelo secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, a autorização para o novo concurso Sada PI (Secretaria de Estado da Defesa Agropecuária do Piauí). A informação foi passada pelo gestor durante as celebrações do Dia do Agricultor Familiar, em 29 de julho de 2025.
O concurso público assegurará a ampliação do quadro técnico da Sada, que, atualmente, possui um déficit de servidores. O secretário Abreu ressaltou o seguinte:
Nenhum programa tem sucesso se não tiver assistência técnica. Precisamos de profissionais qualificados para orientar e acompanhar os agricultores. Com o concurso, a Sada ganha reforço e terá maior capacidade de resposta nos territórios.
Situação atual do concurso Sada

Concurso Sada PI previsto. Foto: montagem / Concursos no Brasil
No momento, não há qualquer outra informação adicional sobre o futuro concurso público da Sada. Desta forma, os cargos, salários e demais detalhes do certame serão disponibilizados à medida que as decisões administrativas prossigam.
Por ora, é possível que o Grupo de Trabalho seja (ou já esteja) formado para cuidar de todos os pormenores. Futuramente, a licitação para escolha da instituição organizadora também deva ser publicada. A assessoria de imprensa da Sada resumiu a atual situação com as seguintes palavras:
O número de vagas e as especialidades ainda serão divulgados, mas a expectativa é de que o certame amplie significativamente a atuação da secretaria em todo o estado.
Sobre a Sada PI
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, atualmente, abrange todos os serviços prestados pela extinta Emater e pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Sua sede administrativa fica situada na capital, Teresina, mas ela se estende por 12 regionais e 4 sub-regionais distribuídas pelo território piauiense.
Sua principal competência é prestar todos os serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e de Defesa Agropecuária do Piauí. Nessa ampla tarefa, lida diariamente com seu público-alvo: agricultores familiares, povos tradicionais e originários, mulheres rurais, pescadores artesanais e ribeirinhos, extrativistas, pequenos e médios produtores.