Concurso TJ PE Cartórios: Edital e inscrição com 147 vagas

Concurso TJ PE Cartórios terá 147 vagas para provimento e remoção. Haverá prova objetiva, prova oral e outras etapas para os candidatos. Saiba mais.

Novo concurso TJ PE Cartórios (Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco) já está entre nós. Com o novo edital de abertura, o objetivo é preencher 147 vagas em Serventias, considerando as atividades notariais e registrais dos serviços extrajudiciais do estado.

continua depois da publicidade

Existem oportunidades para provimento e remoção, sendo que ambas contam com requisitos distintos. No primeiro caso, é necessário ter bacharelado em Direito com diploma devidamente registrado ou ter ao menos 10 anos de excercílio em serviços notariais ou de registros.

Já o ingresso por remoção demanda titularidade de "Serventia Extrajudicial" no estado de Pernambuco - mais de dois anos, conforme o edital de abertura. Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito das inscrições e etapas eliminatórias. Fique por dentro.

Inscrição

Leia também

A inscrição no concurso TJ PE poderá ser feita diretamente na página da banca organizadora, ou seja, o Cebraspe. Quando? A partir das 10h do dia 26 de setembro até às 18h do dia 25 de outubro de 2024. Os candidatos terão que pagar uma taxa no valor de R$ 360.

Por outro lado, será possível solicitar a isenção do pagamento em alguns casos: inscritos no CadÚnico, doador de sangue, doador de medula óssea, doador de livros no estado, quem finalizou o nível médio ou técnico na rede pública há menos de três anos.

continua depois da publicidade

Pessoas com deficiência, doador de leite materno e jurado integrante do Conselho de Sentença nas Varas do Tribunal do Júri de Pernambuco também podem solicitar a isenção, como consta no edital de abertura. O documento pode ser lido no Diário Oficial da Prefeitura de Recife.

Basta acessar a edição nº 137/2024 do dia 16/7, especificamente a partir da página 7.

Etapas do concurso TJ PE Cartórios

Ao todo, o certame será composto pelas seguintes fases:

  • Prova objetiva com a lógica de Certo ou Errado pelo método Cebraspe. Essa etapa será provavelmente aplicada no dia 1º de dezembro de 2024, conforme cronograma previsto no edital que pode passar por alterações;
  • Prova escrita e prática;
  • Comprovação de exigências para outorga;
  • Exame psicotécnico;
  • Análise de vida pregressa;
  • Prova oral;
  • Prova de títulos.
Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade