Concurso CPRH PE: grupo segue trabalhando para realizar certame

Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco vai abrir novo edital (concurso CPRH PE). Grupo de trabalho formado terá mais prazo para discutir certame.

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH PE) vem se organizando para o lançamento de um novo edital de seleção. De acordo com a nova portaria nº 061/2020, o grupo de trabalho criado em maio para ser o responsável pelo concurso CPRH PE terá mais 60 dias de prazo para finalizar suas atividades.

Leia também

Esse prazo começará a ser contado a partir de 04 de julho de 2020. Portanto, a previsão é de que até o dia 03 de setembro de 2020 o grupo conclua seus trabalhos e assim mais um passo seja dado para a realização do certame.

Para conferir a portaria de prorrogação, acesse o site da Companhia Editora de Pernambuco – CEPE (a imprensa oficial do estado), edição de 24 de junho de 2020, página 8.

A portaria de criação do grupo está na edição de 05 de maio de 2020, página 9.

Status atual do concurso CPRH

Com a prorrogação dos trabalhos da comissão designada para discutir o concurso público da Agência, a expectativa é de que ainda em 2020 seja iniciado o processo de contratação da organizadora.

A proposta de se realizar um concurso público para reforço no quadro da CPRH não é nova. Em um balanço feito pelos gestores da Agência no ano de 2018, entre outras ações, foi mencionada a necessidade de se contratar mais gente.

Naquela ocasião o presidente da Agência enfatizou que, além da mudança da sede da CPRH, estava “em planejamento a realização de um concurso para reforço no quadro de pessoal, em negociação com a Secretaria de Administração do Estado (SAD)”.

Cargos do último concurso CPRH

Embora não indique certeza alguma, analisar os cargos ofertados na CPRH no último concurso pode ajudar os candidatos a se programarem.

Dessa forma, vamos relembrar abaixo quais foram os cargos ofertados no último concurso para 300 vagas, aberto há 12 anos.

Nível superior:

  • Analista Ambiental (áreas de Arquitetura, Ciências Biológicas, Ambientais, Naturais, Geografia, Química, Química Industrial, Agronomia, Engenharias, Geologia e Sociologia);
  • Analista em Desenvolvimento Organizacional (áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Psicologia, Relações Públicas, Serviço Social ou Tecnologia em Sistema de Gestão Ambiental);
  • Assessor Jurídico (área de Direito).

Nível médio/técnico:

  • Técnico Ambiental (áreas de Meio Ambiente, Química, Saneamento, Saneamento Ambiental, Edificações ou Química); 
  • Técnico em Desenvolvimento Organizacional (nível médio geral, Informática ou Contabilidade);
  • Técnico em Desenvolvimento Organizacional (área de informática).

Etapas do concurso CPRH PE

Todos os inscritos no último concurso participaram de uma só etapa de prova escrita, elaborada pelo pessoal da Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET).

Foram 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre os seguintes conteúdos: Português, Informática, Legislação específica, Legislação básica ambiental e conhecimentos específicos. 

Concorrência do concurso CPRH PE

Para os cargos de nível superior do concurso de 2008, foram 4.936 inscritos.

A maior concorrência foi para o cargo de Analista em Desenvolvimento Organizacional da área de Psicologia (105 candidatos por vaga). A menor concorrência foi para a área de Engenharia Química ou Química Industrial (4,43 candidatos por vaga).

Para os cargos de nível médio/técnico foram 7.530 inscrições.

Uma concorrência de 218,37 candidatos foi registrada para o cargo de Técnico em Desenvolvimento Organizacional – ensino médio geral.

A menor concorrência foi de 10,37 candidatos para cada vaga de Técnico Ambiental da área de Química.

Um total de 97 candidatos se inscreveram para as vagas reservadas às pessoas com deficiência. 

Resumo do concurso CPRH 2020/2021

  • Órgão: Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco
  • Quantidade de vagas: não informado ainda
  • Organizadora: não iniciada a licitação relativa ao tema
  • Previsão de edital: não há ainda
  • Cargos: não informados ainda
  • Edital e outros documentos do último concurso: site da UPENET/IAUPE

Leia também


você pode gostar também

Concurso BB Tecnologia: novo edital em breve; banca é FGV

Concurso BB Tecnologia e Serviços, empresa vinculada ao conglomerado Banco do Brasil, será organizado pela Fundação Getúlio Vargas.

Concurso Prefeitura de Ouricuri – PE: editais retificados; até R$ 8,7 mil

Concurso Prefeitura de Ouricuri, no estado de Pernambuco, oferta oportunidades para profissionais de diferentes níveis de escolaridade.

Prefeitura de Olinda – PE abre 25 vagas em novo edital; até R$ 10 mil

Processo seletivo Prefeitura de Olinda conta com oportunidades imediatas para profissionais com ensino superior completo.

Concurso Bacen: edital deve ser lançado em 2023

Concurso Bacen (Banco Central do Brasil): previsão de que edital provavelmente sairá em 2023 vem se confirmando.

Prefeitura de Olinda – PE abre 30 vagas; cronograma retificado

Processo seletivo Prefeitura de Olinda, Pernambuco, anuncia oportunidades para profissionais com ensino técnico ou superior.

️Concurso Câmara de Limoeiro – PE: edital e inscrição; confira os cargos disponíveis

️Concurso Câmara de Limoeiro, no estado de Pernambuco, abre vagas para profissionais de níveis fundamental e superior. Veja como participar.