Paraíba

Concurso TJ - PB Cartórios tem edital publicado com 60 vagas

O edital do concurso TJ - PB (Tribunal de Justiça da Paraíba) é destinado à outorga de delegações de notas e de registro (cartórios); veja como se inscrever.

Está disponível o edital n.º 001/2024 do concurso TJ - PB cartórios (Tribunal de Justiça da Paraíba), visando o preenchimento de 60 vagas distribuídas por todo o estado, sendo 42 oportunidades para ingresso por provimento e 18 por remoção.

O certame contará com auxílio operacional da Consulplan Consultoria e Planejamento em Administração Pública, sob a supervisão da comissão examinadora do concurso.

Vagas

Serão preenchidas 60 vagas para assumir serviços notariais e registrais no estado da Paraíba. Os interessados devem atender a requisitos específicos, que variam de acordo com o tipo de inscrição (provimento ou remoção).

Leia também

Os candidatos ao provimento devem ser bacharéis em Direito ou ter dez anos de experiência em serviços notariais, ou de registro. Já os candidatos à remoção precisam estar atuando como titulares de cartórios da Paraíba há mais de dois anos.

As vagas estão distribuídas em cidades como Sumé, Sousa, São João do Rio do Peixe, Guarabira, Patos, Catolé do Rocha, Itaporanga, Rio Tinto, Santa Rita, Umbuzeiro, Cajazeiras, entre outras.

Inscrições

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, de 16h do dia 7 de outubro de 2024 até às 16h do dia 5 de novembro de 2024, através do site da Consulplan. Será cobrada taxa de participação no valor de R$ 350,00.

Segundo o edital, a isenção da taxa pode ser solicitada por doadoras regulares de leite materno, doadores de sangue para a rede pública ou conveniada com o SUS na Paraíba, doadores de medula óssea, transplantados e doadores que fazem parte de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Provas

O concurso TJ - PB cartórios será realizado em várias etapas. A primeira fase consiste em uma prova objetiva, que será aplicada no dia 26 de janeiro de 2025, específica para cada critério de ingresso (provimento ou remoção).

Os candidatos que se inscreverem em ambos os critérios farão duas provas objetivas distintas, além de uma prova única nas etapas subsequentes.

Após a prova objetiva, os aprovados seguirão para as demais etapas: prova escrita e prática, prova oral, comprovação dos requisitos para outorga de delegações e exame de títulos.

O conteúdo da prova objetiva engloba disciplinas como Registros Públicos e Notarial, Direito Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Tributário, Empresarial, Administrativo, Constitucional e Conhecimentos Gerais.

Edital e contato

Os interessados devem ler atentamente o edital que está disponível para consulta no site da Consuplan. Em caso de dúvidas, a banca organizadora poderá ser contatada pelo telefone 0800-100-4790 ou pelo menu “Fale Conosco” disponível no site.