Concurso SEE PB (Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba) vai abrir 2.000 vagas. A expectativa é de que o edital seja publicado até o mês de abril para contratar profissionais da área da educação. Em breve, a banca organizadora do certame deverá ser contratada.
Vale lembrar que no ano passado as oportunidades para Secretaria de Educação do Estado da Paraíba previam o preenchimento de 1.000 vagas. Mais recentemente, o governo divulgou que esse número seria dobrado para atender as atuais demandas.
“Vamos repetir esse concurso agora para mais 2 mil vagas, além de chamamentos que fizemos para a área técnica. Queremos, cada vez mais, dentro dessa política de valorização e qualificação da educação, fazer este concurso. E dessa vez tínhamos decidido, inicialmente, que faríamos para mil vagas, mas, após uma análise que fizemos, decidimos ampliar para 2 mil vagas”, afirmou o governador do estado da Paraíba, João Azevêdo.
Concurso SEE PB: situação atual
O concurso SEE PB está autorizado e em processo de realização. A atualização mais recente foi uma entrevista concedida ao programa de Rádio Arapuan Verdade pelo secretário de Administração do Estado da Paraíba, Tibério Limeira, que informou a pretensão de lançar o novo edital da SEE PB em até 90 dias. Com isso, o documento deve ser divulgado até abril.
Agora, a expectativa é de que os trâmites sejam acelerados para que o documento seja publicado. Assim, uma comissão deve ser nomeada e posteriormente uma banca organizadora será definida. Só depois é que haverá a publicação do documento.
As vagas previstas irão abranger profissionais do magistério, mas os detalhes serão conferidos apenas com o edital de abertura. Assim que houver novidades esse conteúdo será atualizado.
Concurso SEE PB: edital anterior
O último concurso público da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia teve o edital publicado em 2019, executado sob responsabilidade do Instituto AOCP. Na oportunidade, o objetivo era o de preencher 1.000 vagas com profissionais de nível superior, reservadas oportunidades para pessoas com deficiência.
Os cargos disponibilizados na época foram de:
- Professor de Educação Básica 3 – Artes: 72 vagas para profissionais com licenciatura plena em Arte, ou Educação Artística, ou Educação do Campo (Linguagens e Códigos).
- Professor de Educação Básica 3 – Biologia: 150 vagas para profissionais com licenciatura plena em Ciências Biológicas, ou em Educação do Campo (Ciências Exatas e da Natureza).
- Professor de Educação Básica 3 – Educação Física: 68 vagas para profissionais com licenciatura plena em Educação Física com registro no Conselho de Classe Específico.
- Professor de Educação Básica 3 – Física: 47 vagas para profissionais com licenciatura plena em Física, ou em Educação do Campo (Ciências Exatas e da Natureza).
- Professor de Educação Básica 3 – Geografia: 72 vagas de licenciatura plena em Geografia, ou em Educação do Campo (Ciências Humanas e Sociais).
- Professor de Educação Básica 3 – História: 78 vagas para profissional com licenciatura plena em História, ou licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas e Sociais).
- Professor de Educação Básica 3 – Língua Inglesa: 61 vagas para profissionais com licenciatura plena em Letras – Habilitação em Língua Inglesa, ou licenciatura em Educação do Campo (Linguagens e Códigos).
- Professor de Educação Básica 3 – Língua Espanhola: 18 vagas para profissionais com licenciatura plena em Letras – habilitação em Língua Espanhola.
- Professor de Educação Básica 3 – Língua Portuguesa: 195 vagas para profissional com licenciatura plena em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, ou licenciatura em Educação do Campo (Linguagens e Códigos).
- Professor de Educação Básica 3 – Matemática: 199 vagas para profissionais com licenciatura plena em Matemática, ou licenciatura em Educação do Campo (Ciências Exatas e da Natureza).
- Professor de Educação Básica 3 – Sociologia: 6 vagas para profissionais com licenciatura plena em Sociologia, Ciências Sociais ou licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas e Sociais).
- Professor de Educação Básica 3 – Filosofia: 6 vagas para profissionais com licenciatura plena em Filosofia, ou licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas e Sociais).
- Professor de Educação Básica 3 – Química: 28 vagas para profissionais com licenciatura plena em Química, ou licenciatura em Educação do Campo (Ciências Exatas e da Natureza).
Aqueles que fossem contratados teriam direito ao vencimento de R$ 2.110.12 para trabalhar em jornadas de 30 horas por semana.
Etapas do concurso SEE PB 2019
Os candidatos inscritos no concurso SEE PB foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e por prova de títulos, fase apenas classificatória.
As provas foram compostas por 50 questões objetivas de múltipla escolha, que para os candidatos ao cargo de Professor de Educação Básica 3 – Língua Portuguesa estavam distribuídas por:
- 10 questões de Legislação Básica em Educação;
- 10 questões de Conhecimentos Pedagógicos;
- 30 questões de Conhecimentos Específicos.
Para os demais candidatos as provas foram distribuídas por:
- 10 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Legislação Básica em Educação;
- 10 questões de Conhecimentos Pedagógicos;
- 20 questões de Conhecimentos Específicos.
Concurso SEE PB: como se preparar?
Aproveite esse momento em que o edital ainda não foi publicado para organizar seu tempo para estudar. O site Concursos no Brasil possui um artigo com dicas de como iniciar os estudos. Além disso, contamos com um banco com questões gratuitas para você resolver e testar os seus conhecimentos.
A seguir, listamos os conteúdos gerais que foram abordados nas provas objetivas do concurso SEE PB 2019. Use-os para iniciar com os estudos até o novo edital ser publicado.
Língua Portuguesa
- Compreensão e interpretação de textos.
- Tipologia textual.
- Ortografia oficial.
- Acentuação gráfica.
- Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção; emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
- Emprego do sinal indicativo de crase.
- Sintaxe da oração e do período.
- Emprego dos sinais de pontuação.
- Concordância nominal e verbal.
- Regência nominal e verbal.
- Significação das palavras.
- Redação de correspondências oficiais.
- Variação linguística.
- Semântica.
- Figuras de linguagem.
Legislação Básica em Educação
- Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional atualizada, LDB, Lei nº 9.394/1996 e suas alterações.
- FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), Lei 11.494/2007 e suas alterações.
- IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional).
- ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) – Portaria 468 de 03 de abril de 2017.
- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
- Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio.
- Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
- Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/1990 e suas alterações.
Conhecimentos Pedagógicos
- Gestão Escolar.
- Gestão democrática.
- Instâncias colegiadas.
- Conselho Escolar.
- Conselho de Classe.
- Projeto Político-Pedagógico da Escola.
- Planejamento e Plano Escolar/Ensino.
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
- Formação Continuada.
- Educação Inclusiva: Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares.
- Educação e Sociedade.
- O Papel da Didática na formação do Professor: saberes e competências.
- Tendências pedagógicas e as abordagens de ensino.
- Currículo escolar e a construção do conhecimento.
- Interdisciplinaridade no ensino.
- Questões atuais de seleção e organização do conhecimento escolar.
- Métodos de ensino: enfoque teórico e metodológico.