Se você possui diploma de nível superior em Medicina e registro no seu órgão de classe, venha participar do novo processo seletivo Polícia Científica do Pará (PCP). Conforme edital nº 01/2022, a oferta é de cinco vagas na ocupação de Perito Médico Legista – 40 horas semanais, para atuação nos municípios de Abaetetuba, Parauapebas e Marabá.
- IPVA 2022: como verificar o valor do imposto pela internet e rede bancária
- Governo pode devolver R$ 6,5 bilhões em imposto indevido
A seleção dos candidatos será empreendida mediante a análise dos currículos apresentados (etapa classificatória e eliminatória), além da realização de uma entrevista classificatória.
Detalhes das vagas do processo seletivo Polícia Científica do Pará
Para lotação em Parauapebas e Abaetetuba, há uma vaga disponível para cada município, enquanto que no município de Marabá há três vagas abertas. A remuneração mensal de um Perito Médico Legista temporário da PCP é de R$ 7.760,16, acrescida de benefícios.
As atividades desempenhadas por esses profissionais de nível superior são ligadas à perícia para fins jurídico-legais. Isso envolve a realização das tradicionais necropsias e dos exames diversos (de laboratório, clínicos, radiológicos, entre outros).
Tais atribuições do Perito Médico Legista têm a finalidade básica de elucidar os crimes, as mortes não naturais, os acidentes e as lesões corporais. Mas é possível que os peritos exerçam outras atividades correlatas a sua área de atuação.
Como se inscrever no processo seletivo PCP
Os interessados devem encaminhar, pelos Correios (por meio de AR ou SEDEX), os documentos necessários para a inscrição. Confira abaixo a lista:
- Ficha de Inscrição, cujo link para acesso está no site da PCP;
- Currículo;
- Cópias do CPF, da Carteira de Identidade, da certidão de nascimento ou casamento, do título eleitoral e comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral;
- Cópia da carteira de reservista ou comprovante de dispensa para candidatos do sexo masculino, cópia de documento com numeração do PIS ou PASEP;
- Uma foto 3×4 e cópia do comprovante de residência atualizado (luz, água ou telefone, preferencialmente em nome do próprio candidato);
- Cópia do diploma, da carteira de registro no CRM e de todos os cursos adicionais;
- Declaração de não ter vínculo com o Poder Público Estadual nos últimos seis meses; e
- Declaração de não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público.
Prazo e endereço de envio dos documentos
O prazo de inscrição começou no dia 07 e terminará no dia 11 de fevereiro de 2022. Na parte do remetente do envelope deve conter apenas o nome completo e o endereço completo do candidato.
Já na parte do destinatário para o envio dos documentos, o seguinte texto deve ser utilizado, a depender do município de sua preferência:
Marabá e Parauapebas
Polícia Científica do Pará – Marabá.
Folha 30 – Quadra Especial, Lote Especial, Bairro: Nova Marabá/PA, CEP: 68.507-000.
A/C: Comissão do PSS nº 001/2022.
Conteúdo: Documentos relativos ao PSS nº 001/2022.
Obs.: Este envelope somente deverá ser aberto na presença da Comissão designada pela Portaria nº 044/2022 – GAB/PCP.
Abaetetuba
Polícia Científica do Pará – Abaetetuba.
Trav. Pedro Pinheiro Paes, n° 410, Bairro: Centro, Abaetetuba/PA. CEP: 68.440-000.
A/C: Comissão do PSS nº 001/2022.
Conteúdo: Documentos relativos ao PSS nº 001/2022.
Obs.: Este envelope somente deverá ser aberto na presença da Comissão designada pela Portaria nº 044/2022 – GAB/PCP.
Processo seletivo Polícia Científica do Pará: avaliação dos candidatos
Para a análise curricular serão consideradas pontuações para todas as qualificações apresentadas e devidamente comprovadas. A entrevista, de caráter classificatório, avaliará tudo o que envolve o perfil profissional do candidato (experiência, habilidade técnica, domínio do conteúdo da área de atuação, bem como a habilidade de comunicação, a clareza e a objetividade nas respostas).
Para desempates, serão adotados critérios como:
- Candidato mais idoso, desde que tenha idade igual ou superior a 60 anos (Estatuto do Idoso);
- Candidato com maior tempo de experiência profissional comprovada na área que concorre;
- Candidato que possuir maior pontuação na segunda etapa;
- Candidato que possuir maior pontuação na terceira etapa; e
- Candidato que possuir maior idade, considerando dia, mês e ano de nascimento.
Leia todo o edital disponível no site da Polícia Científica do Pará e lembre-se também de acompanhar as atualizações. Se tiver dúvidas, entre em contato pelos canais disponíveis no link de contato da PCP.