Concurso Bombeiros PA: edital previsto em 2021; 405 vagas

Concurso Bombeiros PA não é realizado desde 2016. Governo do estado do Pará estuda realizar 19 certames no ano de 2021.

O governo estadual do Pará planeja realizar um novo concurso Bombeiros PA no ano de 2021. A informação veio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) por meio de uma nota oficial.

Como o último concurso Bombeiros PA foi realizado em 2016, o déficit na corporação vem subindo a cada ano. Portanto, existe uma demanda para que o quadro de servidores volte a comportar um número considerado ideal.

Concurso Bombeiros PA: situação atual

No dia 23 de fevereiro de 2021, durante evento, o governador do Estado, Helder Barbalho, adiantou que o concurso Bombeiros PA poderá abrir 405 vagas. Segundo ele:

“Pessoas avançaram no seu direito compulsório de ir a reserva. Este Estado cresce, a população aumenta e junto precisa que as tropas também se equiparem proporcionalmente a ampliação populacional. Nós deveremos lançar nos próximos dias o edital de licitação para o concurso, incialmente, com 405 novas vagas para o Corpo de Bombeiros do Pará”.

No dia 14 de maio de 2021, foi publicada uma portaria (nº 66) no Diário do Estado do Pará, página 14, que dispõe sobre a Comissão Especial de Licitação, encarregada do procedimento licitatório necessário à contratação de empresa especializada na realização de concursos público, visando realização da nova seleção do CBMPA.

Concurso Bombeiros PA: último certame

O último concurso Bombeiros PA ocorreu entre o final de 2015 e começo de 2016, tendo sido organizado pela Consulplan. Ao todo, foram ofertadas 330 vagas, divididas da seguinte maneira: 300 para Praças e 30 para Oficiais. A remuneração foi de R$ 2.521,60 para Praças e R$ 5.469,59 para Oficiais.

Os candidatos passaram pelas seguintes etapas listadas a seguir:

  • Provas Objetiva;
  • Prova Discursiva (somente para Oficias);
  • Exame Médico;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Exame Psicotécnico.

A prova objetiva teve 60 questões de múltipla escolha, cobrando as disciplinas abaixo:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia.

Outros concursos no Pará previstos para 2021

Além do concurso Bombeiros PA, mais 18 certames públicos estão previstos para 2021 no estado:

De acordo com a Seplad, a intenção é ofertar vagas de níveis fundamentais, médio e superior. O governo afirmou que possui um “compromisso com o plano de melhorias na prestação de serviços e o aumento do quadro de servidores públicos”.

Leia também

você pode gostar também