O Corpo de Bombeiros Militar do estado de Mato Grosso (CBMMT) divulgou seu edital nº 003/2025 para brigadistas temporários. O processo seletivo Bombeiros MT oferece 150 oportunidades para a temporada de incêndios florestais de 2025.
O seletivo será composto por análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, e realização de testes específicos (Teste de Aptidão Física – TAF), de caráter classificatório, ambas as etapas sob a responsabilidade do próprio CBMMT.
Detalhes do cargo

Leia o edital completo do processo seletivo Bombeiros MT. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O edital informa que o cargo ofertado é o de Brigadista Temporário, com remuneração bruta mensal de R$ 2.600,00, acrescida de um terço de férias e 13º salário.
A jornada de trabalho do Brigadista Temporário será de 44 horas semanais, em regime de plantão de 12 horas de trabalho, seguido de 36 horas de descanso. Este detalhe também é específico da ocupação:
Os Brigadistas Temporários sujeitos, exclusivamente, ao cumprimento da jornada de trabalho em regime de plantão, não observarão sábados, domingos, feriados ou pontos facultativos, devendo atuar normalmente, não lhes cabendo direito a folgas compensatórias.
Inscrição e seleção
As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 23 e 27 de junho de 2025, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos locais elencados no próprio edital, divulgado no Diário Oficial do MT (IOMAT), edição de 18 de junho de 2025, página 61. Confira também a lista de documentos necessários.
Os requisitos são estes: ser alfabetizado; possuir noções das habilidades para utilização de ferramentas agrícolas; ter no mínimo 18 anos de idade e no máximo 50 anos; e ser brasileiro nato.
A avaliação curricular pontuará itens como: cursos de Brigadista, CNH D ou E, contratos de trabalho relacionados à atividade de Brigadista, prestação de serviço militar, entre outras experiências.
O Teste de Aptidão Física – TAF consistirá na execução de uma caminhada com o candidato equipado com bomba costal pronta para combate (cheia no volume máximo de água) e terá o objetivo de avaliar as resistências muscular, aeróbica e ainda a capacidade cardiorrespiratória dos candidatos.