Concurso Polícia Penal - MG recebe autorização!

Concurso Polícia Penal - MG será o primeiro da história! Secretário de Justiça assegurou que o processo de abertura do certame deve levar um ano.

O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, general Mário Lúcio Alves de Araújo, informou que o concurso Polícia Penal - MG foi autorizado! O anúncio foi feito durante uma transmissão ao vivo, via rede social, nesta segunda-feira (09).

“Nós já obtivemos, na Secretaria de Planejamento do Governo do Estado, uma autorização e agora vamos iniciar o processo de elaboração deste concurso”, afirmou o Secretário, que aproveitou para dizer que uma comissão para a elaboração do certame foi aberta.

Mário Araújo estimou que todo este processo será longo e deve se desenvolver dentro de aproximadamente um ano. Ao mesmo tempo, isso não impede de que o edital saia ainda no ano de 2020. Portanto, fique atento às novidades, aqui, no Concursos no Brasil.

Por fim, o Secretário aproveitou para lembrar que este será o primeiro concurso para Polícia Penal - MG da história, já que a criação do órgão é recente.

O que é a Polícia Penal - MG?

Estabelecida em 2019, a Polícia Penal é o órgão criado pela Emenda Constitucional 104, responsável por atuar em penitenciárias e presídios. De acordo com a lei, o novo órgão será composto pelos Agentes Penitenciários, que antes não eram considerados policiais, mesmo sendo responsáveis pelos presos.

A principal ideia da criação da Polícia Penal é garantir direitos e benefícios aos Agentes Penitenciários, pois foi identificado um desequilíbrio entre as responsabilidades e direitos destes profissionais. Consequentemente, acredita-se que isso irá ajudar no combate ao crime organizado, tornando as penitenciárias e os presídios lugares mais seguros, com menos problemas.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Minas Gerais diretamente no seu e-mail